sexta-feira, 17 de outubro de 2014

JOVEM É ESPANCADA POR ASSALTANTE E PEDE AJUDA PARA FAZER CIRURGIA

JOVEM É ESPANCADA POR ASSALTANTE E PEDE AJUDA PARA FAZER CIRURGIA EM SP
VÍTIMA AFIRMA TER FORTES DORES E QUE PRECISA TOMAR ANALGÉSICOS DIARIAMENTE. HOSPITAL DE GUARUJÁ DIZ QUE JOVEM ESTÁ NA FILA PARA REALIZAR A CIRURGIA.


Uma jovem que foi agredida por um homem após ser assaltada em Santos, no litoral de São Paulo, pede ajuda para realizar uma cirurgia. De acordo com ela, o golpe desferido pelo suspeito lhe causou um traumatismo craniano e o Pronto Socorro do Macuco, onde ela foi atendida, a liberou após prestar os primeiros socorros. A jovem afirma que a cirurgia que ela necessita está demorando muito, que tem fortes dores e precisa tomar analgésicos diários. O Hospital Santo Amaro, de Guarujá, esclarece que a paciente está na fila de espera do SUS e que a demora se deve ao fato de haver outras 32 pessoas na sua frente.

O tema desta reportagem foi sugerido por um leitor pela ferramenta de jornalismo colaborativo VC no G1. Você também pode participar enviando sua colaboração. Saiba como.

A balconista de 19 anos, que prefere não se identificar, diz que foi atacada por um homem na noite do dia 9 de setembro. O suspeito deu um soco no rosto dela, que imediatamente desmaiou. Suas roupas ficaram cobertas de sangue. “Eu não lembro direito dos acontecimentos, por conta da pancada na cabeça, mas acordei em um pronto socorro de Santos, que me atendeu muito bem. O médico fez um curativo e me deu alguns remédios, antes de me orientar a procurar uma unidade de saúde próxima da minha casa, em Guarujá, para fazer uma cirurgia na face”, afirma.

De acordo com ela, o nariz permanece quebrado e ela enfrenta dificuldades para respirar. O encaminhamento para realizar o processo cirúrgico teria sido autorizado no dia 17 de setembro, porém, a jovem diz que o médico que a atendeu explicou que não poderia realizar a operação antes de 2015. “Fomos na Ouvidoria do Hospital Santo Amaro, que depois mandou a gente para a Ouvidoria da Saúde, onde pegamos uma cópia do encaminhamento, do pedido para o Santo Amaro, que está autorizado. No entanto, me disseram no hospital que só poderei entrar na lista de cirurgias no ano que vem”, lamenta.

O G1 entrou em contato com o setor de comunicação do Hospital Santo Amaro (HSA), que informou, por meio de nota, que a paciente está na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), onde aguarda para fazer uma cirurgia estética no nariz. A administração informa ainda que a documentação é enviada pelo SUS somente após o agendamento. Por essa razão, o HSA não possui registro de consulta, ficha ou prontuário da mesma. O procedimento cirúrgico recomendado é estético, para uma correção de nariz, gerada por um acidente. Não há relação com a fratura sofrida, que já está consolidada.

Ainda segundo a nota, a fila e o prazo de espera devem-se ao acúmulo e ao ritmo do próprio SUS. No momento, estão sendo realizados procedimentos idênticos ao da paciente que foram agendados em abril deste ano. Na frente da jovem, há 32 pessoas aguardando o agendamento da cirurgia.

Fonte: G1 Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.