MAIS UM ENGODO DO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE GUARUJÁ!
MATÉRIA DO DIÁRIO OFICIAL É POLÍTICA E NÃO RETRATA O PROGRAMA DO CEMADEN, OU SEJA, O DIÁRIO OFICIAL CONTINUA Á SERVIÇO DE AUTOPROMOÇÃO DE UMA ADMINISTRAÇÃO DESASTROSA.
Recentemente através do Programa TVCOM Debate com Manoel Vergara, oportunamente entrevistamos alguns funcionários do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e perguntamos sobre os famosos Pluviômetros que o Diário Oficial de Guarujá já vinha anunciando desde 2010 e não havíamos lido mais nada.
Fomos informados que o projeto "Pluviômetros nas Comunidades" visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.
O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.
O projeto será conduzido mediante parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI) , e busca identificar outros parceiros interessados em receber e instalar pluviômetro(s) em áreas de risco dos municípios mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais, principalmente, deslizamentos.
Ou seja, a Prefeitura de Guarujá NÃO CONQUISTOU ABSOLUTAMENTE NADA, já que várias cidades no país receberam os equipamentos, como São Vicente, que também possuí, dois equipamentos instalados, sendo mais três equipamentos em fase de instalação e vão receber mais dois equipamentos.
Guarujá recebeu 11 equipamentos, devido a quantidade de Morros e Encostas, portanto é necessário um numero maior de equipamentos, devido a Geografia do município.
Outra questão de grande importância é que apesar de vários municípios terem instalados os equipamentos, NENHUM AINDA ESTÁ OPERACIONAL! O Cemaden ainda não autorizou a operação de nenhum equipamento devido aos protocolos internos de coleta dos dados, os equipamentos apesar de automáticos, tem que ter supervisão pessoal das equipes da Defesa Civil.
Portanto a declaração do Diretor da Defesa Civil de Guarujá sobre "a preocupação da atual administração", não é real, devido a várias situações constatadas na Vila Baiana após a tragédia, o Morro do Engenho onde a população está a próprio custa fazendo contenção nas encostas e outros morros, como o Morro dos Macacos, Bil, onde abnegados lideres comunitários lutam para a proteção da população.
Portanto, não conseguimos entender porque nenhum advogado, promotor ou juiz, ainda não cassou essa turma por utilizar diariamente um veículo oficial para fazer propagando pessoal.
Quer saber tudo sobre o Projeto "Pluviômetros nas Comunidades", visite o site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN em www.cemaden.gov.br .
Quer assistir as melhores entrevistas da região, visitem o Programa TVCOM Debate com Manoel Vergara em TVCOM DEBATE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.