
Antonieta - a segunda da direita para a esquerda - deverá
discutir com o presidente da Codesp, José Roberto Serra -
primeiro à esq. -, o trajeto na "perimetral do Guarujá"
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, entregou nesta terça-feira (25) ao ministro dos Portos, Pedro Brito, uma proposta de novo trajeto para a Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos. No entanto, o que Brito disse em seu discurso no seminário Santos Export 2009 não deve ter animado a prefeita. Ele frisou que a obra precisa ser iniciada o quanto antes e que as sugestões podem ser aceitas se não atrasarem o cronograma, algo quase impossível neste caso.
“O dinheiro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está reservado para a Perimetral da Margem Esquerda. São R$ 75 milhões prontos para uso, foram liberados a 15 dias aproximadamente. As licenças ambientais, uma etapa difícil, foram todas obtidas. É só colocar o edital na rua. Por isso, a situação é complicada. Aceitamos as sugestões, mas elas precisam ser vistas com cuidado. Não podemos esperar um ano a mais, refazer as licenças todas. A prioridade é tirar a obra do papel. O Porto de Santos precisa dessa Perimetral”.
Antonieta estava ao lado de Pedro Brito quando ele citou estas palavras. Sabe que sua proposta vai contra o que é defendido atualmente pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Secretaria Especial de Portos (SEP). O ponto da discórdia é justamente o caminho que levará os caminhões da Rodovia Cônego Domenico Rangoni aos terminais de Guarujá. Ela quer que uma rua seja construída para isso. As Docas propõem a desapropriação de imóveis na Rua do Adubo, algo acertado com o prefeito anterior, Farid Madi.
“Não se pode procurar o desenvolvimento a qualquer custo. A minha proposta é a que era defendida anteriormente pela Codesp e a mais clean, mais interessante do ponto de vista ambiental e social. Há anos com todos os caminhões trafegando pela Rua do Adubo, temos uma série de problemas. Imagina se desapropriarmos uma série de casas e terrenos? O impacto é muito grande e espero convencê-los sobre a importância de um novo traçado para a Perimetral de Guarujá”.
O presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, disse que uma reunião será realizada nos próximos dias para discutir o assunto, envolvendo representantes da Autoridade Portuária e da Prefeitura de Guarujá. Resta saber da Codesp e da SEP se dá tempo de uma mudança tão grande ser feita sem comprometer os estudos feitos e as licenças já obtidas. “Temos a maior vontade de ouvir o que a prefeita tem a nos dizer, pois queremos entregar a Perimetral de Guarujá em Comentários dos Inconfidentes:
Não conseguimos compreender o "impacto social", ao qual a Prefeita Antonieta refere-se. A rua do Adubo não é uma rua com alto indice residencial, algumas poucas residências existem na rua supracitada e pessoalmente achamos que a desapropriação com o justo pagamento aos moradores será um grande favor as pessoas que residem nesta rua, ja que devido ao fluxo de caminhões e o estado estrutural das residências compensaria as mudanças.
Recentemente na TVB no Programa Noticias em Debate representantes da Federação Nacional de Transportes e Sindicatos da categoria, já demonstravam a insatisfação com a teimosia da Prefeita. Por que modificar um projeto pronto, aprovado, com licenças ambientais? Seria a mudança intenção de imprimir a "marca social" da Prefeita fechadora de Hospitais, Maternidades e Postos de Saúde?
Quais os interesses que ocultam-se na mudança do trajeto? Será que o ganho imediato da construção da Perimetral, agilização no trânsito e geração de centenas de empregos, não teria um resultado social imediato ao Guarujá??
Mais uma vez nossa Prefeita Maria Incompetencia de Brito na contra-mão do país, isso com sete meses de gestão, uma gestão sem nenhum projeto relevante, a cidade abandonada, não estamos vendo nenhum aporte de novas verbas federais na cidade e todos veremos com três anos quais os beneficios que a cidade obteve com a administração da Dama da Austeridade!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.