segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NOVO SECRETÁRIO DA SAÚDE?

TRI-SECRETÁRIO NOVAMENTE?
RICARDO JOAQUIM ASSUME AS FUNÇÕES DE SECRETÁRIO DE SAÚDE...


EM COLETIVA DE IMPRENSA NESTA TARDE Dr. RICARDO JOAQUIM DIZ QUE É RESPONSÁVEL PELA PASTA DA SAÚDE!

Na tarde desta segunda-feira, o Secretário de Governo, Secretário de Defesa e Segurança Social e pelo que entendeu-se na coletiva Secretário de Saúde tentou responder as perguntas de diversos jornalistas presentes.

Muitas perguntas ficaram sem respostas e a jornalista do grupo A Tribuna ao perguntar sobre a possibilidade de entrevistar o Dr. Marco Antonio, médico e Secretário de Saúde Interino, recebeu como resposta que a responsabilidade da pasta era dele, o novamente Tri-Secretário!!!


A Polêmica

Hospital Santo Amaro ameaça suspender serviço de traumatologia prestado aos pacientes do SUS.
Alessio Venturelli - Jornal A Tribuna


A direção do Hospital Santo Amaro (HSA) ameaça suspender o serviço de traumatologia prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em Guarujá. Segundo nota enviada pela Associação Santamarense de Beneficiência, mantenedora do HSA, as atividades devem ser suspensas a partir de 1º de janeiro, caso a Prefeitura não aumente os valores dos repasses mensais efetuados para bancar os atendimentos.

Caso não haja uma solução para o impasse, nos próximos dez dias, os cerca de 90 pacientes, que são atendidos diariamente no Hospital, deverão procurar outras unidades hospitalares, fora da cidade.

Neste domingo, a reportagem de A Tribuna pôde apurar que o serviço já funcionava de maneira precária. Apenas um especialista na área encontrava-se em regime de plantão, durante o período da tarde. Quem necessitava de atendimento teve que aguardar, por pelo menos três horas, pois o mesmo teve que fazer uma cirurgia de urgência na ocasião.

Para o presidente da Associação Santamarense da Beneficiência, Urbano Bahamonde Manso, a situação só será revertida caso haja um reajuste de R$ 180 mil no valor do repasse feito mensalmente pela Administração.

“Precisamos contratar com urgência pelo menos sete profissionais especializados”, calcula ele, acrescentando que também há necessidade da realização de adequações técnicas no centro cirúrgico, além da compra novos aparelhos. “Não temos mais como atender a demanda de pacientes sem um maior respaldo da parte da Prefeitura”, disse o presidente da Santamarense, dizendo que ainda aguarda por um posicionamento da Secretaria Municipal de Sáude a respeito.


Mudança de gestão do Hospital Santo Amaro não tem data para acontecer
Alessio Venturelli - Jornal A Tribuna
Apontada como solução para melhorar o serviço de saúde prestado em Guarujá, a transferência da gestão do Hospital Santo Amaro (HSA) para o Governo do Estado ainda está longe de acontecer. Negociada desde agosto por representantes da Prefeitura, deputados e dirigentes da Diretoria Regional de Saúde (DRS), a iniciativa esbarra numa questão financeira que pode comprometer o orçamento do setor e inviabilizar a reabertura da Maternidade Ana Parteira, fechada desde fevereiro.

Se a Prefeitura de Guarujá abrir mão da gestão do HSA terá que repassar todo o valor que atualmente recebe da União (cerca de R$ 1,2 milhão/mês) ao Governo do Estado, que é quem passaria a administrar o centro médico. Sem esse recurso, porém, a Administração Municipal alega que teria dificuldades para garantir a reabertura da maternidade (já adiada por quatro vezes), em função da limitação orçamentária que enfrenta desde o início do ano.

O assunto foi tema de reunião, realizada no último dia 7, entre a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio Barboza dos Reis, o diretor regional de Saúde, José Ricardo Di Renzo, além dos deputados estaduais Bruno Covas (PSDB) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Sem outra alternativa em vista, a curto prazo, a saída encontrada foi elaborar outras maneiras de melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Cidade.

A expectativa do deputado Paulo Alexandre Barbosa é de que novas rodadas de negociações entre as partes sejam feitas a partir da reabertura do Ana Parteira, prevista para o início de 2010. Com a retomada das atividades na maternidade, a Prefeitura acredita que conseguirá obter um reajuste dos valores atualmente repassados pelo Ministério da Saúde, o que lhe daria condições de equilibrar as finanças da Secretaria Municipal de Saúde e, assim, sacramentar a transferência da gestão do HSA.

SERÁ QUE O DR JOAQUIM, MÉDICO, ADMINISTRADOR HOSPITALAR, CONSEGUIRÁ RESOLVER OS PROBLEMAS DA COMBALIDA SAÚDE DE GUARUJÁ?

Um comentário:

  1. A vai sim! Se ele resolver alguma coisa a prefeita o manda embora! Acham que ela quer solucoes? Que piada!

    ResponderExcluir

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.