A DENGUE CONTINUA MORANDO AQUI!!
REGIONAL DA ENSEADA DIZ QUE NÃO, EXISTEM PEIXES NESTE LAGO COLOCADOS PELA PREFEITURA. BEM DE PEIXES NOSSO REGIONAL ENTENDE, SEU NOME: GILSON GATTO!!!
MPF move ação para que Guarujá resolva problemas no programa contra dengue.
Último Segundo - 31 de Agosto de 2008
O MPF (Ministério Público Federal) em Santos ajuizou, no dia 18 de agosto, ação civil pública, com pedido de liminar, para obrigar o município do Guarujá a resolver as irregularidades do Programa de Combate à Dengue e implementar em 60 dias as recomendações presentes no relatório de auditoria de 2002 do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS) e na nota tecnica do Ministério da Saúde, de 2006, além de seguir as orientações da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) nos últimos três anos.
Segundo informa o MPF, a ação pede que o Poder Municipal:
- Contrate agentes, supervisores, motoristas, apoio administrativo e viaturas e estruture área de preparação de inseticida, de depósito de inseticida e do serviço de lavagem de uniforme contaminado;
- promova a adequação da atividade de nebulização;
- promova a ampliação de atendimento para 100% da população em relação às atividades casa a casa, pontos estratégicos e de imóveis especiais; e,
- promova a adequação das atividades educativas através do comitê de mobilização.
A Sucen, o Estado de São Paulo e a União também são réus e na ação -o MPF quer que eles informem à Justiça se houve o saneamento das irregularidades e a implementação das recomendações citadas nos relatórios.
Em caso de não cumprimento, o MPF quer que seja aplicada multa de R$ 10 mil por dia. Na ação, pede-se também que, caso persistam as irregularidades, o Estado de São Paulo assuma as ações de vigilância em saúde, com suspensão do repasse ao município das verbas do Programa de Combate à Dengue até que tudo esteja sanado.
Segundo o Ministério da Saúde, se uma cidade possui o índice de Breteau (IB) acima de 1.0, há risco de surto. Em 2006, de acordo com relatório da Sucen de 2008, o Guarujá possuía um índice de 5,4. Os principais locais de criadouros das larvas.

A realidade é que não estamos presenciando neste último ano ações efetivas de Combate a Dengue, os números mostram a realidade em Guarujá.
O município de Guarujá recebeu bonecos alusivos ao mosquito da Dengue, os “Mosquitões”. A cidade foi uma das 12 selecionadas no Estado pela Secretaria de Saúde, por ter o número considerado superior ao ideal. O índice é usado para medir a infestação por larvas do mosquito. A campanha de combate a dengue contará com mil agentes de controle de vetor e 25 mil agentes municipais, em todo o estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.