quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

MÍOPE OU PINÓQUIO?

SECRETÁRIO INTERINO DE SAÚDE, MARCO ANTONIO PINÓQUIO AFIRMA A TV TRIBUNA QUE NÃO EXISTE NENHUM CASO DE DENGUE HEMORRÁGICA EM GUARUJÁ!!!!


Diretor de hospital alerta para caso suspeito de dengue hemorrágica.


O diretor clínico do Hospital Santo Amaro, Hermano Boechat Poubel, afirmou nesta quinta-feira que há vários casos de dengue em Guarujá. Os casos da doença começaram a crescer no Município alguns dias antes do Natal e atingem principalmente os moradores da Enseada.


O hospital informou que já diagnosticou 30 casos de dengue e atendeu um paciente com suspeita da doença na forma hemorrágica. Todos os casos aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz.


"Cerca de 60% das pessoas hospitalizadas podem estar com dengue hemorrágica, mas na forma mais leve da doença. A forma mais grave ainda não foi detectada", disse o diretor do hospital.


SECRETÁRIO INTERINO NEGA INFORMAÇÕES...
TEMOS MAIS UM INCOMPETENTE E PINÓQUIO NA SECRETÁRIA DE SAÚDE?
ONDE ESTÁ O SECRETÁRIO DA PASTA QUE CONCEDEU ENTREVISTA COLETIVA À IMPRENSA?

O secretário de Saúde de Guarujá, Marco Antônio dos Reis, contesta a afirmação do diretor do hospital. "Até o momento não existe nenhum caso de dengue hemorrágica relatado na Secretaria de Saúde". Ainda segundo a Secretaria, há apenas 10 casos suspeitos da doença que aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz.

A verdade é que desde o inicio do ano Médicos, Enfermeiros e Funcionários estão em nervosos com os casos de Dengue. Tivemos inclusive amigos, e pessoas de alta relevância na cidade com casos de Dengue internadas no HSA, apesar da negativa do Secretário Pinóquio.


Uma mulher de 40 anos, moradora da Vila Rã, em Guarujá, morreu no dia 26 de dezembro, quatro dias após apresentar os sintomas da dengue. A causa da morte ainda está sendo investigada. O marido da vítima registrou boletim de ocorrência.

"Nós estamos fazendo todo o procedimento para ver se realmente era Dengue ou outra doença", afirmou o secretário de saúde do município.


No bairro, dezenas de moradores estão com dengue. A população já está preocupada com um possível surto da doença. O empresário Cleberson de Oliveira está internado há quatro dias com dengue e não tem previsão de alta. "Eu sentia dor nos olhos, nas pernas e estava com diarreia".

Já o militar Magno Bruno Olibeira só obteve o diagnóstico certo na terceira vez em que procurou atendimento. "Eu tinha dores no corpo, dores no estômago e não conseguia comer nada".

"Estou na Cidade há 23 anos e o quadro atual parece ser o mais preocupante. Há vários casos de dengue com sangramento", relatou o médico Valter Suman, do Hospital Santo Amaro.

Como forma de prevenção, a Secretaria de Saúde de Guarujá promoveu, nesta quinta-feira, uma reunião com profissionais da área, onde foi traçada uma estratégia específica de atuação para os pacientes que apresentam sintomas da doença. O objetivo é dinamizar ao máximo o atendimento prestado aos pacientes com suspeita da infecção.

A Prefeitura vem mantendo um total de 30 agentes de saúde em locais que concentram grande número de casos. De acordo com a Coordenadoria de Combate e Controle à Dengue de Guarujá, cada vez que um caso da doença é diagnosticado, o órgão promove uma ampla vistoria no bairro onde o paciente reside. As visitas domiciliares chegam a abranger um raio de até nove quarteirões ao redor da casa do suspeito infectado.


Nessas ações, são utilizados venenos contra as larvas e retirado os criadouros que servem para a proliferação do mosquito transmissor. As equipes da Prefeitura também tem promovido o recolhimento de pneus descartados e vistoriado escolas, hotéis, hospitais, supermercados, ferros velhos, borracharias, estaleiros e pátios de contêineres. Há também agentes responsáveis pela colocação de telas de caixas d’água.


Estamos alertando desde o ano passado a falta de fiscalização, fumacê, visitas a residências, enfim, tudo o que o Ministério Público exigiu há alguns anos, mas a verdade é que nesta administração da incompetência, à única coisa que presenciamos são os veículos da Dengue, passeando com funcionários e entregando esposas de funcionários em escolas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.