quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CANA NELES!!!

SAÚDE NO GUARUJÁ: UM CASO DE POLÍCIA


Polícia investiga causa de 83 mortes em Guarujá

A Tribuna Digital - Simone Queirós
Fonte: Da Redação

O sistema de saúde de Guarujá virou caso de polícia. O delegado titular da Delegacia Sede do Município, Cláudio Rossi, instaurou nesta quarta inquérito para apurar a morte de 83 pessoas em unidades de saúde públicas e particulares de Guarujá somente neste mês. Muitos familiares atribuem os óbitos à dengue.

Porém, nos Boletins de Ocorrências (BOs) a maioria consta como "morte suspeita". "Isso acontece quando os médicos não atestam a causa do óbito, por isso são obrigados a fazer BOs. Em fevereiro, o número foi quase o dobro dos mesesanteriores, o que nos chamou a atenção. Já investigamos outras causas de morte deste tipo, mas nunca tantas como agora", disse Rossi. Familiares desses pacientes começaram a ser ouvidos.

O que está sendo verificado, também, é se o procedimento utilizado foi o correto. "Muitos estão em dúvida se a morte foi causada por dengue, mas notamos que há muitos óbitos principalmente de idosos". Com esta ação, a Polícia Civil está instaurando dois tipos de inquérito. Um geral, que apurará se houve falta de leitos e condições hospitalares, e outro para investigar negligência e erro médico.

"Como o caso de um menino de 3 anos que tinha hérnia e, embora o médico tenha atestado a causa da morte, a família fez o boletim de ocorrência para denunciar negligência. Isso também será investigado". Há casos espalhados não só pelos hospitais e postos que atendem pelo SUS, como Santo Amaro, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodoviária e de Vicentede Carvalho, por exemplo. "Também temos casos de hospitais particulares".

Segundo Rossi, o responsável pela pasta de saúde e os diretores das unidades citadas no inquérito serão chamados para prestar esclarecimentos. Não há como prever quanto tempo levará até o encerramento da investigação. Rossi disse que no final tudo será encaminhado para o Judiciário, que vai definir se tomará alguma providência em relação às entidades citadas, à Prefeitura ou até mesmo ao Estado, por ser esta uma questão também de âmbito regional.

Leitos

Um dos depoimentos de on- tem foi prestado por Antônio Carlos Ferreira, que perdeu a esposa, Áurea Aparecida Costa Ferreira, de 60 anos, depois de dez dias esperando um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na UPA Rodoviária.

"Ela chegou com uma febre muito alta e que só foi aumentando, chegando a beirar os 43 graus. Como não tinha leitos no hospital, ela teve que ficar em um dos quatro semi-intensivos do PAM esperando vaga durante dez dias.

Quando finalmente foi para o Santo Amaro, às 16h30 de uma quinta-feira, falaram que o rim dela já estava praticamente destruído". Antônio vai pegar o atestado de óbito amanhã e afirma ainda não saber a causa da morte. "O que sei é que acho que minha esposa poderia estar bem hoje se tivesse recebido um atendimento adequado".

PASSOU DA HORA DE EXONERAR O VERDADEIRO SECRETÁRIO DA SAÚDE DO GUARUJÁ, O HOMEM QUE ASSINA TUDO, O HOMEM QUE EM ENTREVISTA A TV TRIBUNA RESPONDEU COMO SECRETÁRIO DE SAÚDE:

FORA COM SECRETÁRIO DE GOVERNO, O HOMEM QUE PENSA QUE É DEUS...
NÓS SABEMOS QUEM É O VERDADEIRO CULPADO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.