RENATO COSTA - O COMUNICADOR DA FÉ
A PALAVRA E A IMAGEM ITINERANTE DE MARIA DESATADORA DOS NÓS LEVAM A FÉ À MILHARES DE PESSOAS EM GUARUJÁ!

A quantidade de emissoras religiosas legais e ilegais é imensa nas rádios. Muitas vezes fico irritado quando procuro uma determinada rádio no dial e fico passando por dezenas de rádios religiosas ou quando o sinal de um programa que venho ouvindo em movimento é coberto repentinamente por uma rádio religiosa.
Recentemente conheci o comunicador Renato Costa na Rádio Guaruja (AM 1550), durante a entrevista do Mutirão da Catarata. Fiquei muito impressionado com a figura do Renato, sua postura fiel à religião e, sua aparência e adereços. A primeira impressão que fica é que Renato Costa é um religioso, celibatário, até mesmo um Padre pela magnífica postura.
A verdade é que Renato Costa, O Comunicador da Fé, é um grande radialista, com uma audiência massacrante e muito profissional, conhece o que faz e principalmente acredita e tem fé nas palavras que transmite a milhares de pessoas pelas poderosas Ondas Curtas da Rádio Guarujá AM.
Além das palavras diárias de fé e esperança, Renato Costa e a Rádio Guarujá promovem a visita itinerante de Nossa Senhora Desatadora dos Nós ou Maria Desatadora dos Nós, a qual minha falecida mãe era devota e pouco antes da sua passagem tive oportunidade de presentear uma linda imagem importada, a minha mamãe. Devido a essa fé e ao convite do Dr. Airton Sinto e do Comunicador da Fé, fui de perto acompanhar a promoção da Rádio Guarujá, e ver de perto a fé que move milhares de pessoas em toda Guarujá.
CONHEÇA UM POUCO DE NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS
Nossa Senhora Desatadora dos Nós é apenas um entre os 2.000 títulos de Maria. Ela nasceu na Alemanha, em 1700, como Maria Knotenlöserin (do alemão knot, “nó”, e löser, “desatar”). Na época, o presbítero da capela de St. Peter Am Perlach, na cidade de Augsburg, encomendou ao pintor Johann Schmittdner um quadro de Nossa Senhora. Para compor o painel foi buscar inspiração nos dizeres de Santo Irineu, Bispo de Lyon, no Século III: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.
Maria é representada como a Imaculada Conceição e encontra-se entre o céu e a terra. O Espírito Santo derrama sua luzes sobre a Virgem. Em sua cabeça vemos 12 estrelas. Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos, que impedem de a graça frutificar em nossas vidas. Na parte inferior do quadro vemos que a faixa cai livremente e que um nó está desatado. Há um anjo, um homem e um cachorro que dirigem-se à uma igreja.
Parece ser uma referência ao livro de Tobias (6,13) onde este empreende uma longa e penosa viagem quando conhece Sara que já casara sete vezes e que na noite de núpcias seus maridos morriam devido a um demônio que dela se enamorara. Tobias casa-se com ela e volta à casa de seu pai. Isto significa que há de se desatar primeiro os nós para que dois corações venham se encontrar.
Assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pode nos dar.
A pintura não demorou a se tornar objeto de culto dentro dos limites de Augsburg e depois se espalhando pelo mundo.
Uma cópia desta pintura é venerada em Buenos Aires, Argentina, para onde foi levada pelo bispo Dom Bergoglio. Maria é representada como a Imaculada Conceição.
Sincretismo da N. Sra. Desatadora dos Nós: Não há.Devoção da N. Sra. Desatadora dos Nós: Invocada em casos de desespero e necessidades (saúde, emprego, Reconciliação conjugal, dívidas, ETC).Data Comemorativa: 15 de Agosto.
Terça-Feira, aproximadamente 18:30 hs., frio, numa pequena rua no bairro do Perequê começam a chegar pessoas, veiculos, grande movimentação e afluxo de pessoas. A primeira impressão é uma festa de aniversário, mas senhoras de coletes vermelhos e medalhas de Nossa Senhora Desatadora dos Nós começam a entregar santinhos com as preces a Santa.
Começa a chover, cerca de 300 pessoas amontoam-se numa pequena cobertura da humilde residência para cantar e louvar a Santa sobre o microfone e coordenação do radialista Renato Costa, a fé de centenas de pessoas ignora o frio, chuva e incomodo de crianças de colo e pequenos impacientes com o evento.
A Rádio Guarujá AM e Renato Costa promovem a visita da imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós durante uma semana na casa de cada ouvinte sorteada. Poderia até parecer uma promoção comercial, na verdade é um movimento de fé. A participação de vizinhos, amigos, curiosos e até pessoas necessitadas de ajuda, fazem o sucesso deste evento de fé, micro, porém imenso no numero de pessoas que participa.
Somos algozes dos maus políticos, mas eventos como o que presenciamos idealizado por um comunicador que acredita no que propaga pelas ondas de rádio, trazem muita esperança que sem duvida existem muitas pessoas trabalhando para o Guarujá e o país mudar, mudar para melhor sem duvida alguma.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.