MILHÕES DE REAIS PAGOS A TERRACOM!
MORADORES DE GUARUJÁ FAZEM MUTIRÃO E LIMPAM OITO BUEIROS NO BAIRRO MONTEIRO DA CRUZ...
clique na foto p/ ampliar
TEM MUITA COISA PODRE NO REINO DA ANTONIETA E NÃO SÃO OS BUEIROS!
JORNAL A TRIBUNA - 11/02/11
SIMONE QUEIRÓS
DA REDAÇÃO
Cansados de ver suas casas alagadas e de esperar em vão por uma ação do Poder Público, três moradores do Bairro Monteiro da Cruz, em Vicente de Carvalho, Guarujá, decidiram eles próprios colocar a mão na massa.
Há cerca de 20 dias, abriram oito tampas de bueiros que dão nas galerias de águas pluviais. O resultado: acreditam ter encontrado parte do problema que os assola a cada chuva. "Todas estavam cheias de entulhos e assoreadas, mas uma estava completamente obstruída.
Essa não conseguimos limpar", contou o portuário Marcos Rodrigues da Silva, de 46 anos. Em compensação, das outras eles tiraram um punhado de entulhos como raízes de árvore, folhas, terra e até sacos de areia. Na mesma via, os moradores apontaram um local onde, em vez de bueiro, há uma cratera.
"O solo está cedendo aqui e está perigoso. Esse buraco existe há cerca de um ano, mas desde a última chuva, este mês, aumentou ainda mais. Colocamos galhos de árvores para as crianças não caírem", disse o aposentado Manuel Maurício de Souza, de 58 anos. Todos são moradores antigos. Marcos vive desde 1979 na mesma casa, tempo em que as ruas eram de terra. "Naquela época podia chover à vontade que não tinha problema". Mesmo depois que os bloquetes cobriram a via, há alguns anos, a água da chuva escoava normalmente. Porém, desde 2008 as chuvas se tornaram motivo de medo.
"Foi depois que a Saenge(empreiteira da Sabesp que era responsável pelo Programa Onda Limpa) fez obras aqui que a coisa ficou ruim. Mas o problema não foi causado pelas obras em si, mas pela falta de manutenção por parte da Prefeitura". Como resultado dos alagamentos, alguns pisos de sua casa soltaram e dois sacos de areia ficam sempre à disposição para serem colocadas na porta da sala.
"A área enche completamente. Não podemos mais sair e deixar a casa sem ninguém, porque se der uma chuva não sabemos mais o que vamos encontrar quando chegarmos". Marcos abriu dois protocolos na Ouvidoria Municipal este ano sobre o assunto, mas até agora nada. "Chegamos até a fazer abaixo-assinado com cerca de 50 assinaturas pedindo a limpeza dos bueiros". Buscando atendimento mais direto, o portuário Samuel Gonzaga de Araújo, de 50 anos, foi pessoalmente à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, em março do ano passado. Ele afirma ter escutado do atendente: "é mais fácil vocês procurarem o Ministério Público, porque não há como resolver este problema agora".
A Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Urbana de Guarujá informa que o programa Meu Bairro Mais Bonito começou ontem a realizar serviços de varrição, limpeza de canais,capinação,coleta de entulhos,tapa-buracos e desobstrução de redes de águas pluviais.
"Todo nosso efetivo está empenhado neste mutirão de limpeza e embelezamento dos bairros", disse o titular da pasta, Duíno Verri Fernandes.
Bairros que apresentam problemas similares aos do Monteiro da Cruz deverão aguardar a chegada do efetivo de 165 homens que realizarão o serviço.
"O Bairro Monteiro da Cruz está incluído no cronograma. As ações foram iniciadas no Bairro Morrinhos e seguem, nas próximos semanas, para Vila Áurea, Vila Edna, Vila Zilda e Jardim Progresso. Após estas etapas, seguirá para outros bairros conforme o planejamento. Nossa meta é de que, em aproximadamente 60 dias, todos os bairros sejam contemplados pelo programa", diz Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.