domingo, 28 de outubro de 2012

A IMPRENSA E O GUARUJÁ!


JORNAL DO GUARUJÁ PUBLICA A ÚNICA MANCHETE VERDADEIRA NO FINAL DE SEMANA.
QUANTO CUSTA COMPRAR A IMPRENSA BRASILEIRA?

Havia prometido para amigos que não voltaria a escrever textos longos, afinal qual a vantagem de exprimir suas idéias e, de vivermos numa sociedade de analfabetos funcionais? Carlos Ratton, concorrendo ao maior prêmio da imprensa nacional o Prêmio Esso de Jornalismo, diversas vezes no alto do seu cargo de presidente do sindicato dos jornalistas me repreende: - Garoto faça uma faculdade de jornalismo, você é bom e será respeitado!

Não busco respeito algum, muito menos reconhecimento popular, oh, como era bom o obscurantismo da internet, censurado por juízes e pelo poder judiciário. Mas voltando a vaca fria, na última sexta-feira a pedido do meu companheiro de armas professor, sargento e doutor Paulo César Clemente resolvi espiar a capa do Jornal do Guarujá e inicialmente assustado, enfim tive uma grata surpresa. Não esperava bom senso e muito menos uma precisa informação do advogado e proprietário do jornal José Fortes Filho.

A grande maioria do feudo laranja e mamadores da administração municipal não acreditaria na manchete, mas um Inconfidente, que durante 46 meses leu milhares de páginas de processos administrativos, compras, editais, tem uma certeza: "se todos somos iguais perante a lei e perante Deus, é muito difícil a atual mandatária e seu vice continuarem a frente do Governo Municipal".

São mais de 12 processos tramitando de "Abuso de Poder Econômico", com Notas Fiscais, Documentos comprometedores, Imagens que demonstram claramente que vale tudo para administrar?, um orçamento anual de mais de 1 Bilhão.

Qual o papel da imprensa neste processo? Essa é moleza de responder, faturar. Estou há mais de quatro dias escaneando notas fiscais do Processo Judicial Nº 835/12, e posso responder ao meu amigo Carlos Ratton, qual a vantagem de ser jornalista dependente?

Imagino-me excitado numa redação de jornal ou televisão, com um vídeo que pode mudar o rumo de um caso policial ou mesmo inocentar acusados da morte de um ex-secretário mas, o diretor comercial com o diretor de jornalismo censuram minha matéria, impedindo-a de ser veiculada com a seguinte alegação: "Garoto a prefeitura tem 5 milhões de verba publicitária para gastar este ano, não vamos atrapalhar o governo municipal".

Infelizmente a verdade é essa, pergunte ao meu amigo Augusto Capodicasa, com um dos programas com a maior audiência em Guarujá foi retirado do ar por aqui. Pergunte também porque há quinze dias não podemos assistir ao vivo, o apresentador na Santa Cecilia TV.

Milhões de reais de impostos jogados no lixo em jornais que a tiragem é de Pasquim Escolar. Jornais que não possuem redação, fotógrafos e jornalistas mas recebem verbas dignas de jornais de grande reputação como o pobre Jornal da Tarde em vias de ser extinto. Canais de televisão que há cada 15 minutos emitem Boletins Extras para apagar uma fofoca bem plantada, mas quando o candidato da oposição é chamado de quadrilheiro, nas mesmas fofocas plantadas pelo feudo laranja, não se prestam ao mesmo serviço porque não recebem a gorda verba publicitária.

Bom já passei dos limites na minha crônica, a qual a poucos atingirá, afinal numa cidade com cerca de 91 mil pessoas morando em favelas, palafitas e morros e com os fantásticos números do IDEB e as últimas palavras do ex-secretário Ricardo Joaquim na Ata do Partido Pátria Livre, posso até fazer um prognóstico certeiro para as 20:30 horas, "O POVO MERECE SEUS GOVERNANTES", portanto Maria Antonieta de Brito, a política que morre de medo de ser chamada de corrupta, por isso os processos contra nós como o desta semana, mas documentos e fatos mostraram quem está com a verdade, "É ELEITA PREFEITA DE GUARUJÁ", mas até "JOAQUIM BARBOSA SE MANIFESTAR".

Boa eleições a todos e como diriam meus fãs que criaram o Blog Manuelito Língua de Aluguel, ficarei aqui em prisão domiciliar curtindo minha família, a geladeira e a internet.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.