quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A BANDEIRA AZUL NÃO É TUDO!

NOSSOS PARABÉNS AO SECRETÁRIO ÉLIO LOPES E PREFEITA ANTONIETA!
GUARUJÁ NÃO RECEBE O CERTIFICADO MUNICÍPIO VERDE E AZUL E PERDE A PRIORIDADE NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUNTO AO ESTADO.


Governo do Estado anuncia certificação do 'Município Verde Azul'

Na terça-feira (18), o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado do Meio Ambiente (SMA), Bruno Covas, anunciaram o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2012 certificados pelo Programa "Município Verde Azul".

Para a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, o "Município Verde Azul" está estabelecendo diretrizes importantes para as políticas ambientais de todas as cidades do Estado. "Esse é um dos programas mais interessantes e é fundamental que ele seja prioridades para os governos municipais. Em Sorocaba ele articula ações entre o Executivo, o Legislativo e o Comdema", elogia.

O certificado garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Os municípios receberão uma nota ambiental que avalia seu desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mara Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A SMA vai manter também a premiação da edição anterior: o Prêmio Franco Montoro para os 19 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas. Os interlocutores dos municípios que obtiverem nota acima de 80 também serão homenageados.

"Estamos fazendo um trabalho integrado nas questões ambientais, cumprindo prazos e metas nas dez diretivas do programa. Já conquistamos três vezes consecutivas o selo e as últimas notas foram altíssimas, com posições excelentes; nossa responsabilidade está cada vez maior. Além disso, competir com municípios menores é sempre mais difícil, pois eles têm mais facilidade para avançar do que uma cidade do porte de Sorocaba. Minha expectativa é que sejamos certificados mais uma vez", declara Jussara.



Bertioga conquista mais uma certificação
Cidade é a 37ª do estado de São Paulo com mais ações voltadas ao meio ambiente.


O Município de Bertioga é a 37ª melhor gestão ambiental do Estado de São Paulo, e conquistou pelo quarto ano consecutivo, a certificação Município Verde Azul. A Cidade também recebeu o Prêmio Franco Montoro por ser a primeira da Região Metropolitana da Baixada Santista em sua bacia hidrográfica.

De todas as cidades do litoral paulista, que estavam na disputa do prêmio, Bertioga foi a que mais se destacou com a nota 89,79 (37ª colocação), seguida por Santos com 83,01 (101ª) e Ubatuba com nota 81,32 (115ª classificação).

Durante a cerimônia, o governador Alckmin ressaltou que o Estado de São Paulo é forte porque os seus municípios são fortes. “No mundo moderno, os governos locais são os governos que mais crescem, porque estão mais próximos da população, e a certificação é uma forma de incentivar os municípios a melhorarem as suas metas de desempenho na área ambiental”, afirmou.

O certificado Município Verde Azul garante à Administração Municipal prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) e Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Em 2011, os 50 mais bem colocados receberam recursos para compra de equipamentos. Neste ano de 2012, Bertioga está entre os melhores colocados.

Esta é a quarta vez consecutiva que Bertioga conquista o prêmio. De 2011 para 2012, a nota da cidade pulou de 86,96 para 89,79, garantindo a reconquista da certificação; com a 37ª colocação. Para o secretário interino José Marcelo, a política ambiental do Município muda a cada ano com novas ações o que vem garantindo as sucessões de prêmios.

“Tudo isso é fruto de muito trabalho e do empenho e dedicação de toda uma equipe que têm trabalhado ano a ano pelas questões ambientais em Bertioga”, comemora o secretário que, na oportunidade, representava o prefeito Mauro Orlandini.

Ao saber da conquista do prêmio pela quarta vez consecutiva, Orlandini, parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que trabalhou com afinco para manter a certificação. “O prêmio é motivo de orgulho para todos nós. Esse resultado é prova de um processo de mudanças de atitudes, que foi enraizado no Município e que está fortalecido e preparado para lidar com as questões ambientais”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.