sábado, 2 de fevereiro de 2013

O QUE É CROWDFUNDING?


OS INCONFIDENTES ADEREM AOS SISTEMA CROWDFUNDING NO BRASIL!
INICIATIVA LEVARÁ AOS INCONFIDENTES MANTER O PROJETO DA TV INCONFIDENTES E DO INFORMATIVO DOS INCONFIDENTES EM PAPEL.


Mas afinal, o que é crowdfunding?
De forma bem simples, é o termo para usar quando a gente fala de iniciativas de financiamento colaborativas. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto.
O Wikipédia – que, por sinal, é uma iniciativa “crowd” – define crowdfunding como uma ação de cooperação coletiva realizada por pessoas que contribuem financeiramente, usualmente via internet, para apoiar iniciativas de outras pessoas ou organizações.

Um crowdfunding no nosso dia a dia.
Tem um interessante exemplo de crowdfunding que eu, você, quase todo mundo, já participa há muito tempo: pagando nossos queridos impostos!
O que mais seriam os tributos do que várias pessoas contribuindo com parte da sua renda para financiar os gastos e os investimentos do governo? 
Ok, não é lá uma constatação das mais agradáveis, mas faz sentido, não?

O crowdfunding que vai mudar o mundo.
O crowdfunding que vem revolucionando o modo de viabilizar projetos é particularmente diferente desse, sem escapatórias, dos impostos. Nesse novo modelo, quem incentiva faz porque gosta e se identifica com os projetos. Surge a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco! E qualquer um com uma ideia na cabeça pode se utilizar do crowdfunding. Ele é uma maneira de levantar o dinheiro que você precisa, para realizar o que você sonha, através de pessoas que anseiam por te ajudar.
O mecanismo é simples, você pede uma quantidade de dinheiro que irá possibilitar a realização do seu projeto, espalha a sua ideia, e depois recompensa a “multidão” que te apoiou.

Que tal um exemplo?
No começo de 2009, Emyle James começou a filmar as manifestações realizadas por ativistas ambientais ao redor do Reino Unido, documentando um ano de ações, começando em uma reunião do G-20 em Londres.
Com mais de 300 horas gravadas, Emily precisava financiar a pós-produção de seu filme de 75 minutos, ou seja, precisava de £20,000. Para levantar esse dinheiro, resolveu criar um site e apostar no crowdfunding!
O objetivo era arrecadar em 20 dias, 20 mil libras, e para isso criaram diferentes faixas de incentivos. Por exemplo, quem incentivasse com £10 receberia uma link para download do filme antes de ser lançado, quem contribuísse com £75 ganharia uma cópia do DVD e 2 ingressos para ver o filme no cinema, entre outros.
A ação gerou muita repercussão na mídia. Emily foi entrevistada por jornais como o The Guardian e juntamente com o boca a boca gerado nas mídias sociais – feito tanto pelos idealizadores quanto pelas pessoas que incentivaram o projeto – fez com o objetivo fosse alcançado e superado: £21,400!

O futuro é crowdfunding.
Ideias como essa não param de surgir ao redor do mundo – o Brasil não fica fora disso - e cada vez mais o crowdfunding é visto como a maneira ideal para tirar boas ideias do papel.

Comente, Critique, Colabore!

4 comentários:

  1. Tainhas espiãs informam,as bandas de guarujá vão ao guiness boca, ontem sustitue um caminhão
    uma kombi,sem identificação,sem propaganda,com um sonsinho michuruca,é o planejamento da secretaria de cultura e de maceió e odair dias secretários
    o centro da cidade não merece esse lixo improvisado
    isso é carnaval,é prá pegar dinheiro

    ResponderExcluir
  2. tainhas espiãs informam morador da enseada,todo ano vem a beira mar ver banda blocos ,esse ano é um lixo,caminhão sem alegria,sem identificação passa em pitangueiras,e em frente o shoppin,10 pessoas acompanha o caminhão,qui vergonha prefeita,desorganisado,caarnaval é esse da cultura

    ResponderExcluir
  3. Tainhas espiãs informam,veranistas ao lado de nossos amigos iam acionar a policia para o barulho de um caminhão caindo aos pedaços,ahava que era bagunceiros na rua,com som alto,aliás um som horrível na avenida central da praia de guarujá

    ResponderExcluir
  4. Voce quer se divertir no carnaval em guarujá, traga rotvailers,na rua só tem ladrão ,mendigo,maltrapilhos e outros mais

    ResponderExcluir

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.