QUADRILHA CANCELAVA MULTAS NO GUARUJÁ!
OS SITES DOS INCONFIDENTES ANTECIPARAM A NOTICIA EM NOVEMBRO/2012 E A FORÇA-TAREFA ENCONTROU O QUE ESTAVA PROCURANDO!
OS SITES DOS INCONFIDENTES ANTECIPARAM A NOTICIA EM NOVEMBRO/2012 E A FORÇA-TAREFA ENCONTROU O QUE ESTAVA PROCURANDO!
Uma fraude que envolvia aprovação ilegal em exames teóricos e o cancelamento de multas de trânsito na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Guarujá, no litoral sul do Estado, foi descoberta em uma operação conjunta de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e das Corregedorias da Administração do Estado e da Polícia Civil.
No caso dos exames teóricos, a fraude consistia em aprovar cidadãos que não passavam no teste (obrigatório para a obtenção e, em alguns casos, de renovação da carteira) mediante pagamento de propina. No caso do cancelamento das multas, as infrações - e o apontamento da pontuação no prontuário dos motoristas - eram deletadas do sistema do Detran pelos agentes do Guarujá.
O esquema foi denunciado ao Detran há cerca de dois meses, segundo o presidente do órgão, Daniel Annenberg. "Ainda estamos apurando o tamanho do esquema", afirmou, em entrevista anteontem. A operação, classificada como "rotineira" pelo Palácio dos Bandeirantes, foi deflagrada na sexta-feira.
Funcionários da sede do Detran na capital também estão envolvidos. Mas Annenberg não confirmou quantas são as pessoas nem quais são os crimes a que elas devem responder. Nenhuma prisão foi confirmada pelo governo do Estado.
O Detran, que já foi símbolo da corrupção da Polícia Civil de São Paulo, foi transformado em autarquia no mês passado por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Mas ainda há cerca de 900 policiais civis trabalhando no órgão. A transformação em autarquia é uma resposta às denúncias de corrupção. Um concurso público foi anunciado para a contratação de 1.600 servidores para a nova autarquia, mas a seleção ainda não começou.
Mudanças. Segundo Annenberg, o esquema descoberto deve resultar em propostas de alteração de procedimentos internos nos órgãos.
"Já passamos a oferecer uma série de serviços em nosso site para facilitar a vida do usuário e para diminuir essas denúncias", afirmou o presidente do Detran.
Na capital, o departamento está instalando postos de atendimento que seguem o estilo do Poupatempo, com a realização dos serviços feita de forma eletrônica e por um novo corpo técnico.
Fonte: BRUNO RIBEIRO - O Estado de S.Paulo
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
FORÇA-TAREFA DE COMBATE A MÁFIA DAS MULTAS DE TRÂNSITO DEVE CHEGAR A BAIXADA SANTISTA!
DEPARTAMENTOS DE TRÂNSITO COM 60% DE "CANCELAMENTO" DE MULTAS, ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DE FUNCIONÁRIOS, DIRETORES COM ESCRITÓRIOS DE RECURSOS DE MULTAS SÃO OS PRINCIPAIS ALVOS.
A Força-Tarefa que vem atuando na investigação da Máfia das Multas já levou muitas pessoas à cadeia. Ela basicamente é composta de técnicos da Prodesp, membros do Ministério Público e policiais ligados à Delegacia de Trânsito e serviços de inteligência da Polícia Civil. Existem rumores que já está solicitado à Justiça a prisão das 19 pessoas, em diversas diretorias de trânsito por suposto envolvimento com fraudes na arrecadação de multas de trânsito nos municípios.
O golpe foi inicialmente detectado na Prodesp através consulta de placas para formalização das multas, existem municípios que o cruzamento das consultas de placas e multas efetivamente aplicadas geram uma "quebra" de quase 60% das multas.
Sinais exteriores de riqueza, como compra de apartamentos de cobertura, imóveis em bairros nobres, muito acima dos ganhos dos funcionários envolvidos também estão sendo investigados, bem como agentes da força-tarefa que obtém vantagens e serviços das quadrilhas em várias cidades da Baixada Santista.
Um deles, em conversa oficiosa, acusou um responsável pelo parqueamento, onde fica os carros apreendidos, de promoverem uma máfia de vendas de veículos apreendidos. Segundo a denúncia, cancelavam as multas para venderem os veículos apreendidos. Um servidor confidenciou ao MP que, além das motocicletas desaparecidas, carros também sumiam constantemente.
A Polícia também está investigando a participação de outras dezenas de pessoas na ‘máfia das multas de trânsito’. Alguns dos nomes já vinham sendo investigados há muitos meses pela “Operação Cleptocracia”, que levou mais de 29 pessoas à prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.