AS MALVADAS!
NO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, ELAS NÃO MERECEM OS NOSSOS PARABÉNS!
Hoje vou fazer uma coisa que deixei de fazer há muito tempo, escrever. Mestre Marinho Guzman, nosso mentor, afirma que escrevemos para os amigos, já que a grande maioria são analfabetos funcionais, com razão, tenho que endossar suas afirmações.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto, mas hoje resolvi escrever sobre as mulheres que não merecem ser parabenizadas.
As mulheres nos últimos anos conquistaram um espaço considerável, a maioria merecedoras, mas infelizmente algumas esquecem da luta e dos esforços que possibilitaram este espaço, principalmente as que se encontram na política. Gosto muito de afirmar que antes de se preocupar com a macro-política, a grande política nacional, precisamos cuidar do nosso quintal, arrancar as urtigas, deixa-lo bonito, então vou centralizar a minha pequena crônica na Ilha de Santo Amaro, outrora chamada de Pérola do Atlântico
Com várias mulheres na administração e praticamente nenhuma no Poder Legislativo, vou mostrar aqui porque muitas não merecem o nosso respeito, nem mesmo parabéns no Dia das Mulheres. Estou há aproximadamente duas semanas com nosso veículo em manutenção, temos um filho especial, portanto dependemos do transporte público, sim, aquele deplorável transporte público que nos leva as 05h30 as paradas de ônibus para chegarmos no Jardim Boa Esperança, atrasados diariamente, cerca de 07h30.
Chegamos há uma escola que nas áureas épocas dispunha de mais de 630 alunos, Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt, um grande presidente americano que andava em cadeira de rodas devido a poliomelite. A escola dispunha de toda infra-estrutura imaginável psicólogo, dentista, neurologista, sala de fisioterapia e hoje em nome da inclusão social, encontramos uma escola vazia, com menos de 75 alunos especiais, abandonada, suja, esquecida, com a possibilidade de ser criado no interior desta mesma escola um grande projeto, o Muro de Berlin, que abrigará do lado Oriental, drogados, viciados, alcoólatras e todos tipo de seres humanos que deveriam estar em outro espaço, muito melhor, longe de crianças, afinal todos sabem o que acontece em um surto de abstinência de drogas, quando pular o muro
Na entrada das escola encontramos mães, que deverão aguardar durante horas até a saída dos seus filhos, não podem voltar as suas casas devido ao Passe Livre somente permitir uma ida e o retorno, portanto devem ficar durante cerca de quatro horas aguardando a saída dos seus especiais filhos. A grande maioria das mães não conseguem os Passes Livre devido à ridícula Lei Municipal, que impedem famílias com uma renda familiar de mais de três salários, obter o recurso aos filhos, como se todos vivessem no Guarujá com cerca de R$ 2.100,00, mesmo as crianças sendo consideradas Inimputáveis, Tuteladas pelo Estado e protegidas pela nova Lei sancionada pela Presidente Dilma Roussef, no último dia 27 de dezembro de 2012.
Bem já passam das 11h00 e novamente o sofrimento de adentrar aos pré-históricos ônibus com crianças que se irritam facilmente, com barulho, aglomeração e calor. Num orçamento de mais de 320 milhões na Educação, não podemos permitir não ter um transportes as crianças especiais e sofrer e pagar pela utilização de micro-ônibus ou ônibus que mais se parecem com latas de sardinha.
Após a saída da escola, algumas mães vão para a segunda Missão Impossível, conseguir medicamentos nas Farmácias Públicas que não existem, como Neuleptil, Respiridona e diversos remédios para Diabetes que praticamente não frequentam as Farmácias Públicas do Guarujá.
Bem como as Farmácias são coladas nos Postos de Saúde, vale a pena uma tentativa de tentar marcar uma consulta com o Pediatra, Epiatra, Dermatologistas, Cardiologista e o Neurologista, o qual a rede possui três, mas todo mundo quer apenas um: Dr. José Eduardo. Inicialmente ele não agride os pacientes, simpático e paciente, uma consulta leva em média oito meses para ser obtida, sua média diária de atendimento chega á 80 consultas, viu CRM, CREMSP?.
A Médica Neurologista Dra. Sheila, também não merece nossos parabéns, é bipolar e conforme o dia seu humor varia. Os Postos de Saúde são outro detalhe, sujos, pessoas desagradáveis no atendimento, sem mesmo um bebedouro ou ar-condicionado para amenizar o sofrimento daquelas dezenas ou até centenas, que procuram tratamento ou dos que trabalham diariamente. Nossa sugestão é realizar um Coquetel Semanal nos Postos de Saúde para quem sabe nosso festeiro Secretário de Saúde aparecer, mas não esqueçam de convidar os colunistas sociais, senão ele e sua simpática esposa, não aparecem.
Terceira Missão Impossível, agendar um atendimento com a Assistente Social para conseguir o famigerado passe livre. A Assistente Social é outro capitulo à parte, mestre em camuflagem e ilusionismo, encontrar a Assistente Social ou agendar um atendimento é praticamente impossível. Estamos recorrendo a Delegacias Especializadas em Desaparecimentos para tentar encontra-la no setor.
Bem, mas muitas crianças precisam de atividades esportivas, não existem, principalmente as Crianças Especiais. Necessitam de Terapias Ocupacionais que não podem ter porque a Prefeitura de Guarujá não aumenta as subvenções para melhorar e ampliar o atendimento, com um detalhe picante, as mães que faltarem por qualquer motivo, principalmente por falta de dinheiro para chegar ao atendimento, que normalmente encontram-se a quilômetros de nossas residencias, perdem as vagas, e quando questionam as funcionárias por exemplo do Seduc - Secretária de Educação, vem aquela pérola: "Que se virem, venham á pé, de bicicleta, se quiserem tratar seus filhos, caso contrário, a fila é grande".
Vocês acham que acaba por ai, claro que não. Apesar da imensa compra de equipamentos de ar-condicionado, as escolas fervem de calor. Lousas Escolares sem funcionar, faltam professores, uniformes, livros, material escolar. A merenda escolar apesar de seus contratos milionários, deixa muito a desejar, tanto que muitas escolas tem Cantinas. Escolas sem manutenção, apesar dos milionários contratos com a empreiteira preferida do Guarujá, Colégios comprados de Fantasmas que podem ser interditados a qualquer momento pelos Bombeiros, devido as infiltrações e rachaduras. Nossas crianças, elas estão tendo aulas nos pátios.
Como se não bastassem tudo isso, agora temos casos de Meningite, afinal o calor com a Água Contaminada da Sabesp é um Coquetel Mortal. Surto de Dengue que é diagnosticada nos Postos de Saúde como "SUSPEITA DA DOENÇA", para não inflar os números de casos junto ao Ministério da Saúde e principalmente a Mortalidade Infantil que não diminui, nem exportando mães, gestantes e natimortos para outras cidades.
Enfim, poderia continuar a escrever durante dias aqui em nossas tribunas, mas gostaria de deixar muito claro as senhoras Maria Antonieta de Brito (Prefeita), Priscila Bonini (Secretária de Educação), Elizabeth Gracia Fonseca (Assistência Social) e a recém chegada Mariângela Duarte (Secretária de Cultura), que nada fez ainda mas sua arrogância com subordinados à precede, que vocês NÃO MERECEM OS NOSSOS PARABÉNS NO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. Trabalhem e mostrem que merecem nosso respeito, afinal a população paga os seus salários e somos seus empregadores!!!!
Manoel Antonio Vergara
Blogueiro/Webmaster

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.