quinta-feira, 20 de junho de 2013

A MANIFESTAÇÃO EM GUARUJÁ!

ENTRADA DA CIDADE É BLOQUEADA POR DUAS HORAS, EM GUARUJÁ.

MANIFESTANTES EXIGEM REDUÇÃO DE TARIFAS E MELHORIAS NA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA.


Cerca de 500 manifestantes - a maioria estudantes - fecharam por duas horas hoje (20)  à noite o principal semáforo da entrada de Guarujá, no final da Rodovia Cônego Domenico Rangoni (ex-Piaçaguera-Guarujá). Sentados no chão no começo da Avenida Santos Dumont, principal via de acesso ao Distrito de Vicente de Carvalho, os jovens pararam o trânsito, deixando ônibus, automóveis, caminhões e outros veículos sem poder transitar causando transtorno a centenas de pessoas que saíam do trabalho.

Enormes congestionamentos se formaram a partir das 19 horas. Quem vinha pela rodovia não conseguia chegar ao Centro da Cidade. Quem estava no Centro não conseguia se dirigir a Vicente de Carvalho e o mesmo ocorria para motoristas que vinham do Distrito para o Centro. A Polícia teve trabalho para evitar assaltos aos motoristas.

Muitos trabalhadores não tiveram opção senão abandonar os ônibus e percorrer longos caminhos a pé até em casa. Sem opção, os motoristas da Translitoral - concessionária do transporte público - desceram dos veículos e ficaram aguardando, em fila dupla, o desbloqueio do cruzamento, que só ocorreu às 21 horas. A Prefeitura permaneceu protegida por guardas municipais.

Passeata
O movimento começou por volta das 17 horas, com a chegada de dezenas de estudantes que se concentraram na Praça Horácio Lafer, no começo da Praia da Enseada. Com os rostos pintados, narizes de palhaço, faixas, cartazes, bandeiras e outros adereços, os manifestantes começaram a caminhar uma hora depois em direção ao Centro. Policiais Militares, guardas municipais e agentes de trânsito acompanharam a passeata e iam desbloqueando o caminho.

Além da redução das tarifas, os estudantes reivindicavam melhorias nas áreas da saúde, educação e segurança. Depois de percorrer a Avenida Mário Ribeiro, os manifestantes seguiram pela Avenida Puglisi (principal do Centro), cruzaram o Viaduto Florisberto Mariano, onde um rapaz foi autuado pela polícia ao tentar roubar os participantes.

Depois de passar em frente ao Ginásio do Guaibê, os manifestantes se concentraram no cruzamento e por lá permaneceram. Um dos momentos mais emocionantes foi quando, com a ajuda de um carro de som, os manifestantes cantaram o Hino Nacional.

Um dos responsáveis pelo Movimento Passe Livre em Guarujá, Tiago Quaresma, disse que o grupo se reunirá hoje para definir as próximas manifestações, que agregam lutas não só locais, como nacionais. “Nosso primeiro objetivo é a redução das tarifas, que são muito caras para a realidade de Guarujá e Vicente de Carvalho”, disse. 

A assessoria de imprensa da Prefeitura revelou que a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) irá se reunir com a comissão responsável pela fiscalização do transporte público, no próximo sábado, dia 22,  e estudar o impacto da medida da presidente Dilma Roussef que isenta as empresas de transporte coletivo de passageiros do pagamento de dois impostos ao Governo Federal.

A decisão zera as alíquotas da contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) que incidem sobre a receita decorrente da prestação de serviços de transporte público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.