EM OUTUBRO DE 2009, O GOVERNO INCOMPETENTE COMEÇOU A MUDAR UM PROJETO JÁ APROVADO. AGORA QUE ESTÁ FEDENDO, FALAM EM SOLUÇÕES!
SOLUÇÃO EMERGENCIAL
PARA TRÂNSITO NA RUA DO ADUBO DEVE DEMORAR UM ANO.
LOCAL É ROTA DE CAMINHÕES QUE
CIRCULAM PELOS TERMINAIS EM GUARUJÁ. ELEVAÇÃO DA AVENIDA SANTOS DUMMONT
DEVERÁ MELHORAR TRÂNSITO NA REGIÃO.
G1 - Santos
Quem passa pela Rua do Adubo, em Guarujá, no litoral de São Paulo, consegue perceber os problemas do local. Buracos, poeira, lama e os desníveis são responsáveis por quebrar veículos que passam pela via, um dos principais acesso à margem esquerda do Porto de Santos.
A rua é a única entrada e saída para os caminhões que transportam produtos que chegam ou saem dos terminais portuários. "Quando tem um engarrafamento são três, quatro, cinco horas no engarrafamento”, conta o caminhoneiro que trabalha na cidade Fábio Oliveira.
O caminhoneiro Ailton Gallo conta que já ficou cinco horas parado no congestionamento formado na rua. A via começa na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e termina na Avenida Santos Dummont, que liga Guarujá ao distrito de Vicente de Carvalho. São quase 1 km de extensão e 25 metros de largura, na rua que oficialmente tem o nome de rua idalino Pires.
Todo tipo de mercadoria passa pela via, desde grãos, carros e cargas de equipamentos eletrônicos.
Um viaduto foi construído sobre a via férrea. Sem ele os motoristas tinham que esperar em média meia hora para a passagem de trens. Segundo a administração de Guarujá, para que o problema seja resolvido serão necessários, no mínimo, dois anos e meio. No projeto, a Rua do Adubo vai deixar de existir para os caminhões e voltar a ser uma rua de trânsito local para os moradores do bairro Boa Esperança. O estudo que cria dois viadutos entre os terminais e a rodovia Cônego Domênico Rangoni está pronto e aprovado.
O secretário Adjunto de Planejamento da cidade Fábio Eduardo Serrano explicou que entre as soluções está a elevação da Avenida Santos Dummont para que os veículos passem por baixo, sem ter interferência no trânsito urbano.
Enquanto a obra não fica pronta, uma solução de emergência deve demorar um ano para tentar solucionar parte do problema. O anúncio dessa obra foi realizado pelo prefeito Geraldo Alckmin em maio. Durante o auge da crise das exportações os caminhões em direção ao porto chegaram a parar a Serra do Mar.
"Essa solução emergencial tem o mesmo traçado da solução definitiva. A mesma faixa vai ser usada para o acesso dos caminhões. Logicamente não vão existir ainda os viadutos, então a transposição da Santos Dummont vai exigir um semáforo que permita o trânsito urbano e o transito dos caminhões”, conclui Serrano.
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