quarta-feira, 17 de julho de 2013

ACABOU A CORRUPÇÃO E CHEGOU A INCOMPETÊNCIA?

CIRETRAN GUARUJÁ: ACABOU A CORRUPÇÃO E CHEGOU A INCOMPETÊNCIA?
COM MAIS DE 15 DIAS DE ATRASO NA ENTREGA DE CARTEIRAS DE MOTORISTA, CIRETRAN DO GUARUJÁ IMPLANTA O SISTEMA "PERCATEMPO".


Imaginem um motorista profissional que necessita renovar sua Carteira Nacional de Habilitação para poder exercer seu trabalho, um taxista, motorista de ônibus, caminhoneiro. Agora vamos passar para um pai ou mãe que precisa da sua habilitação para transportar seu filho cadeirante ou especial. Pois bem, em Guarujá, centenas de pessoas aguardam a boa vontade do Ciretran-Guarujá para entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Após as denuncias realizadas no último ano e a investigação do Ciretran de Guarujá, somo testemunhas oculares que está muito pior, mas muito pior mesmo. Perguntamos pela cidade quem seria o Delegado Titular hoje no Ciretran, já que o Dr. Estevam gabriel Urso foi transferido como resposta, fomos informados que o Ciretran não possui um Delegado no momento e sim um Coordenador-Geral de Trânsito. Bem a pergunta é: Sem a autoridade policial, não temos uma delegacia de trânsito?

Quanto aos despachantes, percebe-se que o Detran e nosso querido Governador, aquele do PSDB, quer acabar com a categoria, provavelmente essa categoria realizará ebós e despachos em encruzilhadas e cachoeiras da região. Despachantes não tem nenhuma prioridade, pelo contrário, e do jeito que a banda toca, basta ver o que vem ocorrendo no Poupatempo de Santos que implantou o sistema de agendamento devido ao volume de atendimento, chegamos a conclusão, que o Poupatempo só economiza tempo no nome.

Um alerta aos corretores de seguros e meliantes do Guarujá, muita gente está sem o veiculo novo ou usado sem cobertura devido a não possuir CNH válida, portanto caros meliantes, deem um desconto aos pobres portadores de carnê de financiamento de veículos  porque a culpa não é deles do carro não ter apólice de seguro.

Imaginem agora um dos pobres coitados ser parado naqueles famosos bloqueios da Policia Militar na travessia Santos-Guarujá, ou na Av. Dom Pedro I e tentar explicar que está aguardando sua CNH ser expedida. E o infeliz que comprou o carro novo em 60 parcelas e não conseguiu fazer o seguro, por falta de habilitação válida, sem contar um sinistro sem habilitação. Será que nosso grande advogado Dr. João Carlos Correia e seus pares como Dr. Sidnei Aranha, Dr. Diego Scarpa, Dr. Paulo Cesar Clemente, processariam o Governador por acabar com a corrupção nos Detrans, Ciretrans, enquanto Deputados Estaduais implantam milhões em bônus para compensar a perda do auxilio paletó, Viva o PSDB! 

Bem, tudo isso em nome da moralidade e extinção da corrupção, como se fosse possível implantar isso no Brasil e principalmente na cidade de Guarujá! O maior culpado da maldita corrupção são os portugueses que nos colonizaram lá pelos idos de 1500. Imaginem a cena, esvaziaram as prisões nos Açores, colocaram aqueles cavalheiros que estavam detidos por algum roubo de galinha em grandes Galeras, Caravelas e Navios e despacharam para colonizar a nossa terra e comer as nossas índias. Muito pior que isso é expulsar os Holandeses lá pelos idos de 1630, conflito que ficou conhecido como Nativismo.

Ora, como consertar uma terra que começou errado, todo mundo critica as facções criminosas no país, mas certamente Pedro Alvares Cabral foi o fundador de alguma destas facções, afinal ele descarregou toda turma desencarcerada aqui no que ele chamou de Porto Seguro.

Farra na Vistoria (CIRETRAN GUARUJÁ): DETRAN versus ECVS, interesse público ou privado?
por Flit Paralisante

O CIRETRAN vem passando por mudança, e está em transição para o padrão POUPATEMPO, sistema sugerido pelo governo do Estado e o Diretor Presidente do DETRANS/SP, sistema do qual diz, dar agilidade aos serviços e melhorar a vida dos cidadãos, acabar com a burocracia e com a corrupção. Mas na realidade não é isso que vemos. Não na realidade, e para a população do Guarujá, o velho sistema, que conhecemos muito bem, ainda persiste em existir ou coexistir no novo padrão.

Nesse momento de transição alguns cidadãos estão passando por grandes dificuldades no atendimento do setor de vistoria. As informações são que o respectivo funcionário responsável persiste em exigir a obrigatoriedade do serviço das ECVS (Empresas de laudo fotográfico), sendo que o site do DETRAN, em seu portal, no qual as informações dadas devem ser respeitadas, porque o que é publicado em um portal de uma instituição é a sua informação original, a qual deve ser respeitada por todos os funcionários, e principalmente em uma unidade que está ganhando o projeto piloto no litoral para implantar o novo sistema. E não devemos esquecer que o DETRAN/SP transformou-se em autarquia, ganhando status de empresa pública, e de também ser uma instituição livre de corrupção. Mesmo assim alguns funcionários preferem continuar emporcalhando o nome de uma instituição que procura ser séria e sem corrupção. Mas que na realidade está muito longe disso, porque no Brasil em cada intuição pública a corrupção está intrínseca e arraigada. As informações prestadas pelo portal são soberanas, ou seja:

Decalque do número do motor – original Pode ser substituído por: O laudo fotográfico será exigido (obrigatório) quando não houver possibilidade de se alcançar o número do motor visualmente, devendo ser realizado por Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) cadastrada no Sistema de Certificação de Segurança Veicular e Vistorias (SISCSV).

Decalque do número do chassi – Original Pode ser substituído por: O laudo fotográfico será exigido (obrigatório) quando não houver possibilidade de se alcançar o número do chassi visualmente, devendo ser realizado por Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) cadastrada no Sistema de Certificação de Segurança Veicular e Vistorias (SISCSV).

Na verdade essa obrigatoriedade está alem de nossa concepção de cidadão comum. Porque na verdade, a pessoa responsável pela vistoria desta respectiva unidade é proprietário, através de terceiros (laranja), de uma das empresas ECVS (Empresa de Laudo fotográfico), e já processa esse sistema durante pelo menos três anos, enganando e se aproveitando da ingenuidade e honestidade do cidadão, da população do Guarujá. Essa imposição dizendo que os veículos podem ser adulterados, apenas revela interesses privados antes dos interesses públicos da administração. Devemos também levar em consideração os valores deste serviço na cidade do Guarujá, que são os mais caros de todo o litoral. Em suma, é perceptível que este funcionário público, que para o publico leva em primeiro lugar seu interesse privado e financeiro, e que manipula todo o sistema de vistoria nessa cidade. E existem informações de que já houve acertou com o novo Diretor da unidade de transito da cidade para a manutenção da obrigatoriedade deste serviço em troca de benefícios.

É importante que a população do Guarujá exija seus direitos, denuncie as roubalheiras, lute contra a corrupção. Denuncias podem ser feitas a Corregedoria Geral da Administração no telefone (11) 3627-7965, ou pessoalmente na Rua João Brícola, 32 – 130 andar, na sede do DETRAN/SP. Ou pode ser encaminhado ao Ministério Público do município na Rua Silvio Daige, 280 no jardim Tejereba, ou por telefone no numero (13) 3384-5000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.