quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A STRATÉGIA E O GUARUJÁ NA CONFERÊNCIA GLOBAL DE JORNALISMO INVESTIGATIVO.

MODUS-OPERANDI DA STRATÉGIA CONSULTORES NAS LICITAÇÕES SERÁ ALVO DE DISCUSSÃO NA CONFERÊNCIA GLOBAL DE JORNALISMO INVESTIGATIVO.
EMPRESA DENUNCIADA PELO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, REVISTA ISTO É PELOS INCONFIDENTES, SERÁ TEMA DE DISCUSSÃO EM ALGUMAS MESAS DA CONFERÊNCIA GLOBAL. OS INCONFIDENTES APRESENTARÃO DOCUMENTOS SOBRE AS DENUNCIAS CONTRA A EMPRESA EM GUARUJÁ.


Após quatro anos de investigações e denuncias, jornalistas e blogueiros de Guarujá levam a Conferência Global de Jornalismo Investigativo, organizada pela oitava vez pela Associção Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), documentos referentes a contratação por "DISPENSA DE LICITAÇÕES", da empresa Stratégia Consultores em Guarujá.

A empresa vem sendo denunciada desde o ano de 2001 pelo Jornal A Folha de São Paulo, revista Isto É e dezenas de veículos de comunicações pelo escândalo no IBAMA e pelo sistema PES, o qual a empresa justifica sua contrata sem licitação.

Documentos sobre a operação da empresa em todo país, vídeos divulgados no ano passado na campanha eleitoral e secretários do governo de Guarujá comentando a ação do proprietário da empresa em seus contratos, serão apresentados aos participantes do evento.

A programação para a Conferência Global de Jornalismo Investigativo está, em sua maior parte, definida. Entre os mais de 20 grandes nomes brasileiros confirmados, estão Caco Barcellos (TV Globo), Roberto Cabrini (SBT), Eliane Brum (jornalista independente e colunista do site da revista Época) e Miriam Leitão (O Globo). Entre os estrangeiros, estão Glenn Greenwald (The Guardian), Amanda Cox (The New York Times), Andy Lehren (The New York Times) e Frank La Rue (Relator de Liberdade de Expressão da ONU). A grade completa pode ser acessada em http://abraji.sched.org.

A Conferência acontece de 12 a 15 de outubro no Rio de Janeiro e reúne o 8º Congresso da Abraji, a 8ª Global Investigative Journalism Conference (da Global Investigative Journalism Network, GIJN), e a 5ª Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación - Colpin (do Instituto Prensa y Sociedad, IPYS).

São mais de 150 painéis e mini-cursos no total. O tradicional sistema de inscrição no Congresso da Abraji, com a montagem prévia da grade de palestras pela internet, não foi adotado neste ano. Uma vez inscrito, o participante poderá circular pelas palestras de qualquer um dos três eventos - desde que haja vagas nas salas. A idéia é estimular trocas e contatos entre os profissionais e estudantes de todo o mundo que estarão na Conferência Global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.