quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PEDIATRAS NO GUARUJÁ NÃO AGUENTAM MAIS!

PEDIATRAS A BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS EM GUARUJÁ!
A VERDADE E O DESABAFO DE UMA MÉDICA SOBRE A INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DA SAÚDE EM GUARUJÁ, COMANDADA PELA PREFEITA, SECRETÁRIOS, DIRETORES E CHEFIA, APANIGUADOS E MAÇONS DE CARTEIRINHA.


Exercendo uma especialidade eminentemente clínica, os Pediatras foram desvalorizados ao longo de décadas pelos planos de saúde, que pagam valores irrisórios por uma consulta médica, e pelo setor público, que também remunera muito mal aqueles que têm a responsabilidade e, no final das contas, o ônus de cuidar de vidas. Muitos Pediatras abandonaram a especialidade em busca de outras que lhes rendessem condições de sobrevivência. Outros muitos fecharam consultórios e se tornaram Plantonistas de UPAs precárias como nosso PAM-Rodoviária. 

A pediatria passou um período no qual não se preenchiam as vagas para a residência médica da especialidade. O interesse por pediatria diminuiu à medida em que se acentuava a desvalorização da especialidade pelos setores de saúde (seja privado ou público).

Mesmo assim, não faltam pediatras no Guarujá.  Falta, sim, coragem para dizer a verdade à população. Dizer das péssimas condições de trabalho às quais o médico é submetido, da remuneração desmoralizante que se paga ao Pediatra. Muitos dos médicos do Guarujá vão trabalhar em São Paulo, por exemplo, em busca de uma melhor remuneração. Mudam os governos, contudo piora a política do governo municipal de desvalorização e desqualificação do trabalho médico e da atenção pediátrica.

A situação calamitosa do Guarujá não é fruto da alegada “falta de pediatras”, segundo o Secretário da Saúde, Diretor de Saúde e chefia do PAM. Não podemos desviar o foco do problema nem, como se diz no jargão médico, querer “tirar o braço da seringa” e jogar as responsabilidades em uma classe que é vítima tanto quanto os doentes. Ocorrem falta de leitos e de pessoal e um total despreparo e incompetência da atual gestão da rede pública para atender a uma demanda como a que está a ocorrer. Falta preparo e treinamento para atendimento em catástrofes e epidemias.

Por ultimo quero registrar que são frequentes as constatantes perseguições da Chefe do PAM da Rodoviária,  Dra. Fabiana Paviani, contra aqueles que reclamam da sua gestão e incompetência  Ela jamais se dispôs a ajudar a seus colegas para tentar atenuar esta situação calamitosa que estamos vivenciando, muito pelo contrario, suas atitudes a distanciam ainda mais dos seus colegas que são sistematicamente instigados por esta, que deveria ser exemplo, digo porque no passado os chefes das UPAs Guarujá, quando faltava alguém na escala sempre estavam a disposição a ajudar, assumindo papel do plantonista que por ventura faltasse.

Deixo registrado também que por inconsequência e autoritarismo da Dra. Fabiana Paviani, nossa caríssima colega uma Pediatra da escala de Domingo a noite, pediu demissão no dia de ontem, piorando ainda mais nosso deficit de plantonistas na pediatria, que já tem a escala furada. Não é necessário ser vidente para sabermos que a temporada que esta próxima, será a pior da historia desta cidade, pode ter certeza meu caríssimo amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.