domingo, 12 de janeiro de 2014

A ADVOGADA DE RIBEIRÃO


A PRAIA NÃO É UMA FESTA PARA TODOS!
Uma crônica para moradores, turistas, advogados, corretores e zeladores em Guarujá!

Ainda lembro dos velhos filmes do Rei Elvis e da turma do Beach Boys na Califórnia, que todo novo filme, as praias eram tratadas como lugares de festa. Hoje assistimos essas cenas em filmes do México e Caribe, produzidos por Hollywood.

Acredito que o pessoal que vem passar as férias em Guarujá ou Veranear, pensem da mesma forma dos Americanos. A grande maioria dos turistas, ressalte-se pelas placas dos luxuosos veículos da Califórnia Brasileira, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Cravinhos, Pradópolis e região, são extremamente festeiros e ignoram várias regras.

Uma grande parcela dos endinheirados da Califórnia Brasileira são barulhentos com suas enormes caminhonetes e seus milhares de reais em som, falam muito alto, não obedecem regras nas filas dos supermercados, restaurantes, uma parcela de mal educados que invadem nossas praias desde que José Sarney inventou o Famoso Plano Cruzado, aquele que você colocava 100 mil no Over-Night e recebia cerca de 90 mil de juros.

Muitos vão falar que sou preconceituoso, discriminatório, mas já está muito dificil de dormir com este calor, imaginem seus vizinhos chegarem das ruas as 04h00 da manhã, nos corredores do edifício, falando alto, gritando, bêbados, enfim, esta é a cena, que muitos veranistas em férias acham que ninguém levanta cedo para trabalhar na praia.

Tenho muitas saudades da velha Guarujalém nos anos 70, frequentada pela burguesia paulistana, composta basicamente de Judeus e Libaneses. Um grande exemplo da diferença é uma rápida volta pelos calçadões das praias, quando você nota uma família em fila indiana andando nos calçadões, podem apostar, fazem parte da velha Guarujalém ou são muito educados. Já a turba do interior, andam como a Tropa de Choque da Polícia Militar invadindo a Favela do Pinheirinho, em formação lateral, impedindo a passagem de outras pessoas, muito barulhentos, muita bebida, geralmente garrafas de Vodka e Energético, impedindo outras pessoas de transitarem no calçadão.

Acham que estou exagerando, então leiam uma recente passagem aqui no pequeno edifício do blogueiro.

A ADVOGADA DE RIBEIRÃO

Poucas pessoas tem conhecimento, apenas quem teve a coragem de ser sindico ou sub num edifício, sabe que a grande maioria dos Estatutos Residenciais, limitam muito a questão da locação dos imóveis e a utilização das áreas comuns por convidados ou, como dizem os Zeladores por "Alugantes".

Como esta semana estou com meu carro na oficina, minha vaga foi ocupada por uma enorme SUV/VAN, preta, parecendo até os enormes veículos da Polícia Federal Americana (FBI), de uma alugante, coincidentemente, ocupando um apartamento no andar que resido.

Não sei se o maracujá da batida na praia estava estragado, mas nossa alugante resolveu procurar o zelador do nosso edifício, o famoso Zé Maria, uma velha raposa nos seus 1,50 cms de altura com uma solicitação: - Queria ocupar duas vagas com apenas um veículo, sua enorme SUV Preta.

Zé, rápido no gatilho, falou que não poderia, afinal, estamos no verão e vagas em pequenos prédios são como políticos honestos, raros e difíceis de encontrar. 

Para quem já foi a uma Festa de Iemanjá ou bate um Atabaque nas sextas-feiras, podemos dizer que a Alugante recebeu imediatamente uma Pomba-Gira. Começou a babar e gritar com o Zelador, queria saber quem era o proprietário do veículo na vaga ao lado, infelizmente para o azar dela era do sub-sindico, gerente de um grande hotel em Guarujá, ela, imediatamente começou a fazer uma auditoria nas garagens e veículos do edifício.

Nosso zelador, o Zé, mais folgado do que colarinho de palhaço, começou a recitar o velho Estatuto do edifício à Alugante, inclusive informando-a que tinha poucos direitos, já que era convidada. Não aguentando a superioridade do adversário, a madame babando gritou:

- Você sabe com quem você está falando? Sou advogada! Vou até a Delegacia de Polícia dar uma queixa contra você e este prédio! O baixinho, calmo como um mergulhador de plataforma, incentivou a "ADVOGADA DE RIBEIRÃO", a comparecer na Delegacia Sede, mal sabendo que em alguns minutos, teriam mais advogados amigos do zelador no edifício, todos com tesouras para cortar a Carteira da Ordem dos Advogados da alugante, por Assédio Moral, do que ela encontraria naquele mesmo dia trabalhando no Fórum de Ribeirão Preto!

Enfim, o ataque de pelancas acabou no apartamento do simpático sindico do meu edifico, com a presença do sub-sindico e a nossa ADVOGADA DE RIBEIRÃO, que pensa que é poderosa, mas tem que ocupar um apartamento alugado, ao invés de comprar um. Infelizmente ela continua por aqui, com sua turba barulhenta e a imensa SUV que mais parece um Ônibus Escolar de luxo aqui no prédio.

Como estou light em 2014, resta-me esperar, afinal daqui a nove dias começam as aulas na rede pública e privada e toda essa turma retorna aos seus locais de origem, deixando a pequena Ilha de Santo Amaro com seus problemas cotidianos, para ser aproveitada somente por nós, Caiçaras Naturalizados que não podem ser festeiros!

Manoel Antonio Vergara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.