sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

AS ESTÓRIAS QUE NINGUÉM QUER CONTAR!


A MENTIRA DEIXA O PROBLEMA PARA O FUTURO; A VERDADE DEIXA O PROBLEMA NO PASSADO.
por Manoel Antonio Vergara

Nesta semana que está terminando ouvi três estórias fantásticas, gostaria de dividi-las com meus leitores. Para vocês entenderem que a velha frase de um Presidente da República Brasileiro, já aconteceu em Guarujá há muito tempo, pelos menos há uns cinco anos. O presidente num momento de inspiração bradou: "O Brasil estava à beira do abismo, e demos um passo à frente, ou seja, caimos no abismo!".

A REUNIÃO DA SAÚDE NO PAÇO MUNICIPAL
Muito bem, vamos iniciar com a reunião que foi agendada com alguns lideres do movimento da saúde (PAM-São João), com apenas 30 minutos de antecedência. Como o pessoal do movimento é articulado, juntaram em apenas 10 minutos alguns lideres comunitários e foram ao Paço Municipal ouvir o Secretário de Saúde Daniel Simões Carvalho, que ganhou o apelido de Dr. Félix, devido a semelhança física com o personagem da novela Matheus Solano.

Todos queriam falar mas foram obrigados à assistir uma apresentação de vídeo de quinze minutos sobre o que será a saúde Suíça no Brasil. AMEs, PSFs, UPAs, UBs, perfeitas. A mãe ou tia do pequeno Rafael que morreu por falta de atendimento explodia de raiva, queria falar, mas não deixavam, pediam para aguardar o fim da apresentação, enquanto a ficção cientifica digna de Stanley Kubrick irritava a todos presentes.

Um detalhe interessante contado por um dos participantes é que o Secretário de Segurança Social Wagner Pereira encontrava-se na reunião, ninguém entendeu absolutamente nada, a presença do secretário que não era da pasta. O secretário com um olhar intimidador aos presentes, conforme meu interlocutor narrava, tentava constranger os manifestantes com a pose do famoso investigador carioca Milton Le Cocq (Scuderie Le Cocq), como se morar na Vila Edna, Morro do Macaco, Canta Galo, não fosse suficiente para aterrorizar essa turma, o funcionário da Policia Federal emprestado a Prefeitura de Guarujá, imaginava que faria a diferença....

Bem, o pau comeu, a turma mostrou as fotos do esgoto aberto em volta da UBS na favela, o problema das Ambulâncias no PAM São João, médicos, pediatras, enfim, nada se resolveu, a promessa agora é a AME. O Ambulatório Médico de Especialidades resolverá todos os problemas de saúde do Guarujá, Pediatras brotarão do solo, Cardiologistas, Dermatologistas, Endocrinologistas, enfim, todos os especialistas que ninguém conseguiu colocar na saúde de Guarujá nos últimos cinco anos, chegarão no caminhão de material de construção da nova AME, mais uma promessa deste governo incrédulo.

REUNIÃO COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DE HABITAÇÃO EM SÃO PAULO
O Vereador Petista Edílson Dias esteve em São Paulo com alguns moradores para cobrar do secretário de habitação uma posição sobre os projetos habitacionais da Vila Zilda, Cachoeira, Morrinhos, etc...

Foram dois grupos, o segundo chegou atrasado com a reunião em andamento, ao final da reunião um dos lideres da Vila Zilda questionou sobre o Projeto Guarujá H. O Secretário Silvio França Torres, ex-prefeito de São José do Rio Pardo, explicou que o CDHU já havia adquirido uma grande área e estavam tocando o Projeto Guarujá I, o que intrigou o líder que perguntou como, se o projeto anterior não havia sido executado.

O secretário calmamente informou aos presentes, que o projeto não havia sido executado, porque a Prefeitura de Guarujá não havia enviada os Projetos Executivos. Nosso líder quase caiu da cadeira e saíram todos da reunião, frustrados.

REUNIÃO COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA Dr. FERNANDO GRELLA VIEIRA.
Devido ao arrastão que a Prefeita e o Secretário de Segurança Wagner Pereira fizeram questão de dizer que não aconteceu, o Presidente da Câmara Municipal de Guarujá resolveu mais uma vez tomar uma atitude, convidou vários jornalistas, presidentes de entidades de classe, entre os convivas Dr. Frederico Gracia (OAB-Guarujá) e todos vereadores. Pois bem, foram á São Paulo reunir-se com o atual secretário, ex-Procurador geral da justiça do Governo Estadual.

Contado à pouco por telefone, por um amigo jornalista, o secretário, preparado, quando iniciou-se as cobranças, perguntou por que o Guarujá era a unica cidade que não havia enviado o Plano de Segurança à Secretária. Instalou-se um mal estar entre a comitiva, o vice-prefeito olhou para o secretário de segurança, começaram a telefonar, cobrar por telefone, mas a verdade estava clara, nossos gestores são um BANDO DE INCOMPETENTES.

Reunião finalizada, o secretário comprometeu-se a ajudar, e o vice-prefeito mais uma vez, como um bom sabichão, tentou contabilizar para si e para o governo, a posição de salvador da pátria! Infelizmente todos sabemos a verdade e os mais de seis milhões de publicidade contratada, servem para isso, transformar um bando de incompetentes em gestores competentes.

A verdade é que a cidade está desgovernada, caótica e, graças a iniciativas da Câmara Municipal de Guarujá, vereadores, alguns sofríveis sim, mas principalmente ao empreendedorismo do Presidente Marcelo Squassoni (PRB), que com o Líder do PRB o Deputado Gilmaci Santos, mobilizou 38 Deputados Estaduais, lembrando que o Deputado Vicentino Luciano Batista e a Santista e Petista Telma de Souza, ambos da região, nem na reunião com o Secretário de Segurança Estadual deram as caras.

Bem, acredito que veremos uma pequena luz no fim do túnel, bem longe, mas algumas coisas acontecerão na Ilha de Santo Amaro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.