sábado, 8 de março de 2014

CORAGEM, O TEU NOME É MULHER!"


NOSSA HOMENAGEM AS MULHERES ESPECIAIS NO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.
por Manoel Antonio Vergara

Completando 51 anos no próximo domingo, afirmo sem errar que sou o que sou, graças a grandes mulheres que tive durante a minha vida.

Poderia começar com minha queria avozinha, Dona Mercedes, que chegou ao Brasil na década de 20 para trabalhar como governanta, nunca nos deixando comer fora da mesa, mesa posta com guardanapos de linho, todos os talheres e lições de como se comportar. Sentava-me ao seu colo e sempre ouvia a frase "Filho, ande sempre com gente melhor do que você, assim você será sempre melhor que os outros.

Lembro-me da minha querida mãe, lutadora, também Mercedes, trabalhadora, levantava nas madrugadas para ir ao mercado central comprar frutas para o seu comércio, funcionária pública na Junta do Serviço Militar, alegre, inteligente, que nos mostrou que tudo é possível, basta acreditar.

Várias namoradas, a maioria sempre mais velha, amores de verão, enfim conheci minha esposa e companheira, com quem divido há 23 anos os bons e maus momentos e nunca, jamais, ouvi um queixume da minha querida Verinha.

Com a união vieram os filhos, um deles muito especial, autista, bonito, alegre, nervoso, vivendo o dia a dia com essa brava mulher, vendo a sua luta, conflitos, sofrimentos contidos, como centenas de mulheres especiais com seus maravilhoso filhos especiais. Sou testemunha ocular, assistindo diariamente em pronto-socorros, hospitais, farmácias e associações, mulheres, mães em busca de um tratamento aos seus filhos especiais, filhos que não foram abandonados, largados, esquecidos, por essas super-mulheres, que muitas vezes perderam seus companheiros por "não aceitarem o nascimento de uma criança com defeito."

Deixo aqui a minha humilde e sincera homenagem a estas mulheres especiais, mães, avós, tias, esposas, que lutam muito, com coragem e dignidade, muitas vezes uma luta invencível, mas elas não desistem, nunca, jamais.

As mulheres que tanto admiro, as mulheres especiais, que muitas vezes se pegam nas madrugadas, nos cantos em total solidão com seus pensamentos, muitas vezes um desespero solitário, deixo aqui uma pequena parábola sobre o verdadeiro motivo dessas serem as verdadeiras mulheres especiais. Feliz Dia da Mulher, senhoras....

Como Deus escolhe as mulheres especiais....

"Você alguma vez já pensou como Deus escolhe as mães das crianças especiais? Eu já...

Uma vez visualizei Deus pairando sobre a Terra, selecionando seu instrumento de propagação com um grande carinho, e compassivamente.

Enquanto observava, Ele instruía seus Anjos a tomarem nota em um grande livro:

- Para Beth, um menino. Anjo da Guarda, Matheus.
- Para Miriam, uma menina. Anjo da Guarda, Cecília.
- Para Regina, gêmeos. Anjo da Guarda Geraldo, ele já está acostumado. Finalmente, Ele passa um nome para o Anjo, sorri e diz: dê a ela uma criança deficiente.

O Anjo, cheio de curiosidade, pergunta: porque ela, Senhor? Ela é tão alegre!

- Exatamente por isso, diz Ele. Como eu poderia dar uma criança a uma mãe que não sabe o valor de um sorriso? Seria cruel...

- Mas será que ela vai ter paciência?

- Eu não quero que ela tenha muita paciência - disse Deus - porque aí ela se afogará no mar da autopiedade e desespero. Logo que o choque e o ressentimento passarem, ela saberá como conduzir-se. Eu a estava observando hoje. Ela tem aquele forte sentimento de independência.

Retrucou o Anjo: - Ela terá que ensinar a criança a viver no seu mundo e não será fácil. Além do mais, Senhor, acho que ela nem acredita na Sua existência.

Deus sorri, e diz: - Não tem importância. Eu posso dar um jeito nisso. Ela é perfeita. Possui o egoísmo no ponto certo.

O Anjo engasgou. - Egoísmo? E isso é, por acaso, virtude?

Deus acenou que sim e acrescentou:

- Se ela não conseguir se separar da criança de vez em quando, ela não sobreviverá. Sim, esta é uma mulher que abençoarei com uma criança menos perfeita. Ela ainda não faz ideia, mas ela será, também, muito invejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra não dita, nunca considerará um passo como uma coisa comum. Quando sua criança falar “mamãe” pela primeira vez, ela pressentirá que está presenciando um milagre. Quando ela descrever uma árvore com um pôr-do-sol para seu filho cego, ela verá como poucos já conseguiram ver a minha obra... eu permitirei ver claramente coisas como ignorância, crueldade, preconceito e a ajudarei superar tudo. Eu estarei a seu lado a cada minuto de sua vida, porque ela estará trabalhando junto comigo.

- Bom - disse o Anjo - e quem o Senhor está pensando mandar como Anjo da Guarda?

Deus sorriu;

- Dê a ela um espelho. É o suficiente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.