GUARUJÁ NÃO GANHOU UMA NOVA MATERNIDADE, APENAS RECUPEROU OS LEITOS DA MATERNIDADE QUE A BONDOSA PREFEITA DOOU!
por Manoel Antonio Vergara
No dia 28 de Fevereiro de 2009 o querido Michel Tuma Ness (Michelão), realizava o famoso Feijão Amigo no Hotel Jequitimar, homenageando a nova prefeita de Guarujá. Novos ventos sopravam e Michelão mal sabia que ali, naquela data, começaria o pior, imoral e corrupto governo que jamais esta cidade já havia vivido.
O secretário da saúde Dr. Gerônino Villanueva, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, ex-candidato a prefeito, chega a Maternidade Ana Parteira com uma única ordem, fechar imediatamente a maternidade. Começa a retirada de mães e bebes, muitas pacientes que há poucas horas deram a luz e como se não bastasse, o médico, político, secretário, fecha as portas da maternidade a pontapés!!!!!
O ato documentado em vídeo e disponível na internet (assista aqui), instalava à partir daquele momento o caos na saúde de Guarujá. Muitas explicações do governo, promessas da reabertura da maternidade em 45 dias, desculpas sobre os elevadores, mas é inexplicável como uma professora, mulher e prefeita, ordena fechar um equipamento recém-inaugurado (assista aqui), despejar no meio da noite mães e bebes de um equipamento com tanta importância a mães de Guarujá e Vicente de Carvalho.
Uma vingança política contra o ex-prefeito Farid Madi? Uma maneira de varrer suas realizações, como o fechamento de todas as USAFAS nos bairros? A Prefeita Maria Antonieta de Brito garante que não e após 45 dias inicia as obras para entregar a maternidade a população. Passaram-se cinco anos, foram gastos na reforma do prédio da Maternidade Ana Parteira mais de 1,5 milhões, somente no Hospital Santo Amaro foram gastos oficialmente 3 milhões onde foi deflagrada a Guerra dos Compadres (a construtora não entregava as obras alegando falta de pagamento e o administrador do hospital declara que nada deve, ambos compadres!). Equipamentos novos da antiga Maternidade Ana Parteira desaparecem no Sistema Público de Saúde de Guarujá, a população faz passeatas e quer a reabertura da maternidade, de nada adianta, o plano da prefeita já estava em execução.
No último dia 07/05/2014, cerca de 1.897 dias após o fechamento da Maternidade Ana Parteira em Vicente de Carvalho, o Governador do Estado chega ao Guarujá para inaugurar uma Ala no Hospital Santo Amaro que se chamará Ana Parteira. Para quem acredita que a novela acabou, teremos muitos mais capítulos.
O governador também anuncia um repasse de mais de 12,5 milhões ao HSA, hoje conhecido como o Hospital UIP & Polara. Muitas perguntas rondam meus pensamentos. Uma das principais perguntas é a questão da Corporação UIP & Polara realizarem o projeto do novo Hospital Satélite de Vicente de Carvalho, o nosso Sputnick (velho, reformado e obsoleto).
O projeto da Uip & Polara Corp. é transformar o Hospital Santo Amaro num Sírio Libanês, Albert Einstein, empurrando o Sistema Único de Saúde e os pobres para o novo Hospital Satélite, o Sputnick. Como ficará a situação da nova Maternidade Ana Parteira, voltará para Vicente de Carvalho?
O projeto da Uip & Polara Corp. é transformar o Hospital Santo Amaro num Sírio Libanês, Albert Einstein, empurrando o Sistema Único de Saúde e os pobres para o novo Hospital Satélite, o Sputnick. Como ficará a situação da nova Maternidade Ana Parteira, voltará para Vicente de Carvalho?
Outra questão intrigante é como uma Sociedade Beneficente que recebe tanto dinheiro da Prefeitura de Guarujá e do Governo do Estado, presta tão pouco as contas ao contribuinte. A página de Transparência da Sociedade que administra o Hospital Santo Amaro é uma piada. Muito poucas informações e ninguém nunca saberá por exemplo, quem são as empresas que prestam serviços de Comunicação & Marketing ao Hospital e quanto recebem. Imaginem descobrir quanto custa um Litro de Álcool Gel no Hospital Santo Amaro?
Bem amigos, nada mudará nesta cidade, cada vez mais tenho certeza que o fechamento da Maternidade Ana Parteira e a sua instalação no Hospital Santo Amaro é mais uma ação das máfias que orbitam na administração desta cidade. Especificamente no caso da Maternidade Ana Parteira, tenho certeza que a "Máfia do Jaleco Branco" venceu, o SUS pagará as futuras contas e o contribuinte brasileiro ficou com o prejuízo da briga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.