sábado, 14 de junho de 2014

COMPRARAM MÓVEIS BONITOS PARA UMA CASA SEM TELHADO!


GOVERNO ANTONIETA COMPROU MÓVEIS BONITOS PARA UMA CASA SEM TELHADO!
por Valter Batista

Eu critiquei muito o esforço do GOVERNO ANTONIETA em trazer uma seleção para treinar em Guarujá durante a Copa do Mundo. Continuo criticando a decisão, mas torço para que o resultado disso seja o melhor possível.

A reforma do estádio municipal se concretizou. Quem viu de perto adorou. Espero que seja duradoura e bem útil ao esporte local. Mas, convenhamos, mais de R$12 milhões aplicados ali com esta finalidade numa cidade com tantas deficiências? É como comprar móveis bonitos para uma casa sem telhado.

Seriam melhor utilizados estes recursos (e poderiam ter sido não fosse a escolha do atual governo municipal) na melhoria de nossa infraestrutura turística. Sinalização, Iluminação, Segurança, Acessibilidade, Melhoria dos Equipamentos da Orla como Banheiros, Balneabilidade, Preservação Ambiental, Informações e Promoção do Destino.

Programas nestas áreas surtiriam um efeito muito mais prolongado e poderiam elevar a cidade a um patamar mais sustentável em sua principal atividade econômica, o turismo. O patinho feio das administrações municipais é o turismo. A Secretaria que tem recursos sempre pequenos e insuficientes e que convive com uma enorme cobrança por resultados. Se ouvidos fossem os empresários, a comunidade, especialistas e até agentes públicos, tenho a convicção de que teriam feito outra escolha.

Há uma quantidade enorme de turistas em São Paulo, sede de várias equipes em treinamento e de partidas importantes. Uma ação de promoção, relações públicas e marketing, em que o Poder Público utilizasse recursos para emplacar a cidade como a Praia de São Paulo, teria atraído muito mais turistas para cá.

Obviamente há ganhos com a presença da Bósnia na cidade, mas a questão é sobre o legado desta ação política. E sobre a oportunidade de aplicar tantos recursos na infraestrutura turística de base. Os recursos que foram usados no estádio municipal saíram da mesma fonte que financiou o asfalto do Mangue Seco, da Oswaldo Cruz, da Mário Daige, a abertura do Acaraú, o asfalto da Adhemar de Barros, a reforma do Túnel da Vila Zilda e da Avenida Tancredo Neves. Quando aplicam estas verbas turísticas no turismo, é para reformar calçadão.

E a infraestrutura turística vai ficando para depois. E nossa galinha dos ovos de ouro vai sendo exterminada pela falta de visão de gestores que se acovardam ou que fazem de seus sonhos pessoais decisões que são irreversíveis.

Eu vou torcer pra Bósnia sim, mas não deixarei de criticar a decisão tomada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.