sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MAS CADÊ A PÉROLA?

GUARUJÁ, PÉROLA DO ATLÂNTICO? CONTINUA NO ATLÂNTICO, MAS CADÊ A PÉROLA?
RUAS MAL ILUMINADAS E VIOLÊNCIA CRESCENTE PODEM AFASTAR OS TURISTAS NA TEMPORADA DE VERÃO.


As ruas e avenidas do centro da cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, são muito escuras, com exceção de umas poucas. A grande maioria das ruas de uma das cidades mais visitadas por turistas no Litoral Paulista, ainda é adornada com luzes amarelas e de pouca intensidade, deixando a todos, moradores e turistas, entregues a bandidos que se esgueiram pela escuridão.

A atual administração esqueceu completamente de que a entrada da cidade deveria ser um "cartão postal" convidativo para turistas, que são quem gera lucros e empregos. O que vemos hoje é uma cidade aparentemente falida, infelizmente. As principais avenidas logo na entrada da cidade, cheias de pedintes e entre eles marginais escondidos, pedindo a cada parada no semáforo vermelho, a cada vez que se estaciona por um minuto para comprar alguma coisa, muitas vezes com ameaças veladas. As praças são banheiros e dormitórios de indigentes e de bandidos infiltrados. Fingem não ter lugar pra ficar e precisar de ajuda, mas na realidade estão de olho em mulheres sozinhas e suas bolsas, ou de qualquer outra vítima em potencial que esteja passeando distraída, afinal estão no Guarujá, um paraíso à beira mar... Pelo menos já foi um dia, mas agora...

Ontem pela manhã, na Avenida General Rondon, esquina com a Avenida Leomil, na Praia dos Astúrias, um caixa eletrônico do Banco Bradesco amanheceu explodido. Literalmente não sobrou nada, havia vidros até na Farmácia do outro lado da avenida, uns 50 metros distante ou mais. A explosão ocorreu por volta das 03h50min da madrugada, e acordou os moradores dos prédios vizinhos que se assustaram com o forte barulho. Aparentemente um grupo com pelo menos sete homens fortemente armados, foram os responsáveis pela explosão. O estrago foi tão grande que a polícia ainda não sabia dizer se os bandidos haviam levado o dinheiro do caixa eletrônico ou não. Esta parte do Guarujá é uma das mais seguras e tranquilas, mas ultimamente até aqui as coisas estão ficando bem difíceis.

Um pouco mais à frente, na Praia do Guaiúba, um casal de amigos foi roubado em plena luz do dia, há poucos dias atrás. Os ladrões armados não perdoaram nem as alianças do casal. Minha amiga ainda tentou pedir que deixassem a aliança, que era muito importante para ela, mas foi logo ameaçada de morte, já pensou? Em pleno dia ensolarado e movimentado? Assim fica difícil... Durante o verão passado, plantões imobiliários foram assaltados por grupos armados em busca de notebooks, celulares e dinheiro. Também há pouco tempo atrás, veículos parados na fila da balsa, na travessia entre Guarujá e Santos, do lado do Guarujá, foram abordados e seus motoristas tiveram todos os pertences roubados sob ameaça de morte, por marginais armados.

A cidade de Santos, bem ao lado, um simples canal nos separa, é bem iluminada, bem policiada, dona de um efetivo policial maior, muito bem trabalhada para o turismo, tudo que poderíamos ser e não somos. Isso muito me entristece, afinal o que nos diferencia tanto? Má administração? E os turistas? Eles ainda virão? Acredito que sim, o lugar é lindo, mas até quando? O mercado imobiliário já sente e muito os males deste abandono, mas vamos sobrevivendo.

Enquanto isso, torçamos para que a grande temporada de verão que está chegando, com início em dezembro, seja boa para todos, desde os comerciantes até os turistas que lotam as praias na virada do ano. E que a polícia seja fortificada com contingentes extraordinários para garantir a segurança de quem vem em busca de descanso e também dos que aqui residem e vivem o dia a dia com medo e insegurança. Aliás, reforço este que deveria permanecer o ano inteiro devido ao aumento da criminalidade na região.

Fonte: Blasting.News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.