segunda-feira, 20 de julho de 2015

PREFEITA ANTONIETA, BANDEIRA FEDIDA NA PRAIA DA ENSEADA?

PEIXES APARECEM MORTOS EM POÇA DE ÁGUA COM MAU CHEIRO NA PRAIA DA ENSEADA
SABESP AFIRMA QUE LÍQUIDO NÃO É PROVENIENTE DE ESGOTO; PREFEITURA CITA ASSOREAMENTO.


Peixes apareceram mortos na areia da praia da Enseada, em Guarujá, na altura do Acqua Mundo, nesta segunda-feira (20), preocupando moradores e turistas. Os peixes estavam próximos à água escura e fétida que saía de uma galeria de águas pluviais.

Neste mesmo ponto, no início deste mês, A Tribuna publicou matéria sobre a possibilidade de esgoto estar sendo despejado na areia da praia, o que foi descartado pela Sabesp. Entretanto, na ocasião ainda não havia mortandade de peixes.

O auxiliar de exportação David Girald de Andrade, de 41 anos, afirma que a situação não é incomum. “Moro nas proximidades e vejo peixes mortos de vez em quando por aqui. Costumo trazer minha filha na praia, mas fico com medo dessa água estar contaminada. Isso acaba amedrontando também os turistas

Depois de nova vistoria, a Sabesp afirmou mais uma vez que o resíduo não é proveniente do sistema de esgoto. Já de acordo com a Prefeitura de Guarujá, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) constataram que a água em frente ao Aquário não é de esgoto e sim da rede pluvial.

"A água ficou empoçada no local pois o assoreamento formou uma espécie de lagoa, o que não permite o rápido escoamento para o mar", disse a Administração Municipal, em nota, ressaltando que a água não leva riscos aos banhistas.

Sobre a mortandade dos animais marinhos, constatada nesta segunda-feira, a Prefeitura disse que, "com o movimento das marés, os peixes foram para lá e não devem ter conseguido sair após o assoreamento". A Secretaria de Meio Ambiente programou a abertura de um canal para facilitar o escoamento de água no local. 

Procurada por A Tribuna, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ainda não havia se manifestado até a publicação desta matéria. Um técnico da companhia esteve no local para fazer a vistoria.


Fonte: A Tribuna Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.