
CONSELHO MUNICIPAL DOS DEFICIENTES FISÍCOS
DESCOBRIMOS A SUA FINALIDADE: BANHEIRO PÚBLICO
Os Inconfidentes sempre se manifestam nas Tribunas indagando porque não existem Políticas Públicas no Guarujá, uma cidade onde se estima que 16% da População possua algum tipo de Deficiência Física, conforme estatísticas do Censo IBGE e do Conselho Estadual do Deficiente Físico.
Não adianta repartições com mesas, placas, salas, funcionários descompromissados, Associações de Deficientes com Presidentes preocupados em galgar cargos públicos como Vereador, Deputado, etc....Deficientes Físicos de qualquer natureza precisam de respeito, em seus direitos adquiridos duramente anos, através da luta de pessoas bem intencionadas, sejam cumpridos e respeitados pelo poder público.
Somente quem é Deficiente Fisico, pai, mãe ou parente de um Deficiente conhece de perto as dificuldades para oferecer os direitos assegurados pela Constituição e as Leis Federais, Estaduais e Municipais que os tutelam.
A dificuldade da gratuidade no Transporte Público Municipal, a falta de Transporte Especial como o Projeto Atende de São Paulo, Oficinas de Artes e Cultura, Programas Esportivos para crianças deficientes que na maioria são sedentárias.
O Centro Esportivo do Tejereba está abandonado pela administração pública, que recentemente o utilizou abrigo aos moradores da Vila Baiana. Graças à competência e comprometimento de pessoas como o Prof. André que vem pagando do próprio bolso a poda e pequenas manutenções do Centro Esportivo, como já havia realizado na construção do muro pago do próprio bolso do CAEC Márcia Regina, atividades ainda são mantidas, cuidado membros do PPL-MR8, nosso Secretário de Esportes é o Paulo “Louco” Piassenti, que está fazendo um bom trabalho.
As autoridades ignoram os Deficientes, existem pessoas que dispensam um tratamento digno de insetos, seus direitos são ignorados como se não existissem, já comentamos aqui anteriormente a situação de calçadas e acessos ao Cadeirantes nas Escolas Públicas, um exemplo é o estado da EM Dirce Valério Gracia e o Teatro Municipal, Idosos e Cadeirantes que passam horas nas filas do Hospital Santo Amaro, Unidades de Saúde que se recusam a atender um Autista por chegar atrasado à consulta a ser agendada durante o dia.
A desertificação do atendimento médico da Saúde do Deficiente é patente, não existem especialidades disponíveis como Psiquiatria Infantil, Fonoaudióloga, Terapias Motoras e Ocupacionais, é o caos total instalado na Saúde Publica, capitaneada por um Secretário de Saúde que tem seus interesses voltados ao Hospital Santo Amaro, o único Hospital da cidade, uma cidade com mais de 320.000 habitantes, um município com o fornecimento de água comprometido, sem leitos suficientes para atender uma epidemia de qualquer natureza, com problemas imensuráveis.
No próximo ano, cobraremos dos Políticos a falta de Hospitais Estaduais, Federais no município, de todos, não somente do PSDB, e quando existem boas intenções, como a Maternidade Ana Parteira, interesses excusos, cerram as portas do Hospital.
Articulista e Ativista em Deficiência Fisica
Membro dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.