
Infelizmente somos obrigados a voltar num tema de extrema urgência a Saúde no Guarujá. Vamos à próxima semana publicar alguns absurdos da Saúde Pública no Guarujá. Somos reféns, muitos culpam o Hospital Santo Amaro, não vamos isentar o HSA, mas esta instituição não é a única vilã no sistema de Saúde no município.
O HSA sofreu um período de intervenção municipal, nos últimos 14 anos, especificamente entre 1997 e 2003, houve remuneração indevida a diretores e aplicação incorreta de verba federal destinada ao Hospital.
A mantenedora do Hospital Santo Amaro – Associação Santamarense de Beneficência de Guarujá (ASBG), tem problemas de administração, graves problemas, que infelizmente prejudicam a todos habitantes. Recentemente emuma conversa com um Médico do Hospital Albert Einstein ele contava que ficou impressionado com a quantidade e qualidade dos equipamentos disponíveis, muito superior a grandes hospitais da capital, infelizmente não existem profissionais nem mesmo para ler os manuais (inglês) e instalar os equipamentos, alguns inclusive deteriorando-se no hospital.
A questão é porque durante dezenas de anos Governos Federais, Estaduais não realizaram nenhum investimento na Saúde do Guarujá? Governos arrecadam milhões de reais anualmente, taxas, impostos, e não reinvestem absolutamente nada na cidade. Somos o único município que não recebeu do Dr. Barradas um Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), uma cidade com mais de 300.000 habitantes torna toda a população refém de um hospital, somente "um hospital", o Hospital Santo Amaro. Lembraremos muito nas próximas eleições do PSDB E DO GOVERNADOR JOSÉ SERRA.
Na gestão anterior com muita competência o ex-Secretário de Saúde Benjamin Lopez finalizou uma obra do ex-prefeito Maurici Mariano, a Maternidade Ana Parteira. Ações políticas, representações no Ministério Público tentaram impedir a abertura de mais um hospital na cidade, resultado, 60 dias de desgoverno, Maternidade fechada, Postos de Saúde da Família, Ambulatórios, ações políticas que mancharam e estão matando pessoas no Guarujá, pessoas como dona Severina, abandonada com Câncer no Hospital Santo Amaro.
Vamos iniciar uma série de matérias desenterrando problemas e situações que vitimaram dezenas de pessoas, lembrando a vocês cidadãos, eleitores, contribuintes que a Constituição Federal garante o "Direito a Saúde", direito ignorado por esta e por muitas administrações do Guarujá. Abaixo uma das várias Representações que publicaremos em nossa Série de Matérias:
REPRESENTAÇÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO GUARUJÁ
À
Promotoria de Justiça do Município de Guarujá
A/C Sr Promotor Osmair Chammas Jr.
Ref: Hospital Santo Amaro X Pacientes Diabéticos
Crianças e Adolescentes
Prezado Senhor,
Sirvo-me da presente para informar-lhe que estivemos pessoalmente no Hospital Santo Amaro na semana próxima passada, com o intuito de conseguirmos algumas seringas de insulina para o uso em nossos filhos, uma vez que a Secretaria de Saúde, não haver ainda, nos disponibilizado as mesmas, e estarmos necessitando das mesmas, com urgência.
Para nossa total surpresa e indignação, fomos informadas pela enfermeira chefe - Sra. Janvanice, que o Hospital Santo Amaro, utiliza nas crianças e adolescentes diabéticos um tipo de seringa com uma agulha maior do que as que se encontram na Farmácia do Povo, ou seja uma injeção específica para doses intramuscular, sendo que as enfermeiras são instruídas a calcular (+ ou -) o calibre(ml) e, manusear a aplicação de insulina de forma a torna-la uma aplicação sub cutânea.
Isso é um absurdo. Esse tipo de desrespeito às crianças e adolescentes diabéticos precisa acabar. Se o meu filho necessitar de uma internação com urgência nesse Hospital ele estará sujeito a esse procedimento, colocando em risco sua vida.
Peço-lhe providencias urgentes no sentido de garantir a todas crianças e adolescentes submetidos a qualquer tipo de atendimento no Hospital Santo Amaro ou no Pronto Socorro as seringas apropriadas respeitando o índice de massa corpórea de cada paciente, bem como quando do diagnóstico, o direito de receber os seguintes medicamentos:
01 (hum) Kit completo com aparelho glicosímetro (estojo, lancetador, aparelho)
100 (cem) tiras regentes
100 (cem) lancetas
01 (hum) glucagen
01 (hum) frasco de insulina N para caneta de insulina
01 (hum) frasco de insulina ultra-rápida para caneta de insulina
01 (uma) caneta p/ aplicação de insulina N
01 (uma) caixa com cem agulhas para caneta de insulina N
01 (uma) caneta p/ aplicação de insulina ultra-rápida
01 (uma) caixa com cem agulhas para caneta de insulina ultra-rápida
Material educativo sobre aplicação de insulina e monitoramento glicemico domiciliar Dieta específica + guia de acompanhamento nutricional via SUS
Guia de acompanhamento médico endocrinologista via SUS
Curso de contagem de carboidratos
Profissional capacitado para tirar dúvidas
Demais encaminhamentos médicos tais como oftalmologista, psicólogos, dentista, fisioterapeuta, etc.
Encaminhamento para Secretaria da Saúde para fornecimento contínuo dos medicamentos
No mais, vale lembrar que fomos alertadas pela Sra. Paula da Secretaria de Saúde, que quando findar o estoque das tiras reagentes existentes seremos obrigadas a aguardar dois meses para que chegue a próxima remessa; isso demonstra mais uma vez a total falta de capacitação dos profissionais de saúde envolvidos no caso, uma vez que os mesmos, encontram-se mais do que cientes do risco de morte que um paciente diabético corre, tendo em vista a interrupção no fornecimento de medicamentos vitais para a saúde.
A mesma situação persiste em relação ao fornecimento da insulina ultra rápida, a qual não encontra-se disponível na Farmácia do Povo e o prazo de validade da minha já está se findando até o final deste mês; a Sra. Paula me informou que não tem previsão de entrega, e a Farmácia do Povo me informou que só vou conseguir esse tipo de insulina com uma ação judicial.
Tenha a certeza que é por demais desgastante para min, estar lhe incomodando novamente com um assunto que já foi amplamente abordado, mas que concretamente não se encontra devidamente resolvido, por total falta de comprometimento da Secretaria de Saúde e, para piorar as coisas, nós mães somos obrigadas a nos submeter a essa série de torturas psicológicas descritas acima, sendo assim, não nos resta outra saída, senão lhe expor esses fatos descabíveis.
Solicito-lhe que sejam tomadas as medidas cabíveis, com a máxima urgência, a fim de findarmos esse assunto de maneira a não lhe incomodarmos mais.
Desde já agradeço a atenção sempre dispensada por parte de V.S.ª e de toda vossa equipe à minha pessoa, subscrevo-me
Cordialmente,
Cláudia Regina Fílatro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.