quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PLANEJAMENTO???

Seduc realiza reunião visando Planejamento Escolar de 2010

Na última quarta-feira (5) a Secretaria da Educação de Guarujá realizou uma reunião visando o decreto de atribuição de classe e aulas para o ano letivo de 2010. O objetivo é agilizar o planejamento escolar para que não haja problemas no início do ano, "no resto do ano não existem problemas, somente no início ano".

Preocupada com a participação democrática, a Secretaria convidou os professores de toda a rede municipal de ensino, através de seus representantes, indicados pelas respectivas unidades escolares, que foram votados pelos participantes na reunião. "Foram 5 representantes em uma cidade que tem mais de 35 unidades de ensino, realmente muito DEMOCRÁTICO"

Os professores representantes que foram eleitos terão como incumbência levantar e apontar junto à respectiva classe que pertence todos os problemas e sugestões, para que em conjunto seja feito um processo de atribuição, que possa atender toda a categoria.

Esperamos que os representantes convocados não sejam os mesmos que informaram ao Seduc no início do ano que as crianças da rede pública não querem as "bermudas" do extinto uniforme escolar, giz antialérgico implorado por alguns professores em reuniões de conselhos escolar, o expurgo imediato de algumas Diretoras Chavistas que não permitem o corpo educacional almoçar e jantar na unidade de ensino enquanto jogamos fora comida não consumida, material didático, ensino especial, terapias ocupacionais, laboratórios cientificos, computadores, segurança aos veículos, educadores e aos alunos atropelados nas portas das escolas públicas e por favor, que não apareçam com uma desculpa esfarrapada que o Projeto Lego é dispensável na Rede Pública de Ensino, mesmo porque Kits de Ensino e Monitores não voltaram para a grande maioria das Escolas, muito diferente do discurso ensaiado pela Comunicação da Prefeitura e publicado pela Imprensa submissa por anuncios institucionais semanais gigantes.

Outro mistério no Guarujá são os CAECs teoricamente sob jurisdição do SEDUC, não enviou nenhum representante, não vimos ninguém dos CAECs do Guarujá.

Cursos principalmente da Rede Cardume desapareceram, não existem programas esportivos interessantes e o principal, a grande maioria dos Centro Comunitários que tem como finalidade integrar a população não funciona nos finais de semana, ou seja, as crianças ficam jogadas na rua, ou na porta dos CAECs jogando futebol.

Quem sabe não fazem um planejamento para importar pessoas com mais interesse e comprometimento no Ensino Público, lembrando que o encerramento dos convênios da Santos-Brasil com algumas unidades ainda não está muito bem digerido, como diria nosso Senador Collor, mas nossas Tainhas Espiãs estão em campo investigando as denuncias e aonde as verbas cortadas irão aparecer no Guarujá, nós sabemos de tudo, na hora certa vamos escrever e gritar!

Falta muito planejamento, funcionários mobilizados, nossos dirigentes precisam melhorar muito a qualidade do ensino normal e especial, trazer de volta os Programas Odontológicos extintos com a saída da OSCIP CAAT, temos que motivar pais e alunos a participarem da gestão escolar e principalmente acabar com o clientelismo, a ditadura de algumas dirigentes que monopolizam eleições do conselho escolar, associação de pais e mestres, atribuições de aulas e aterrorizam professores com chantagem e golpes baixos.

Na verdade nosso menor problema na Educação sem duvida será o dinheiro, já que com um orçamento superior a 180 milhões, sem uniformes escolares, projetos extintos, vai sobrar muito dinheiro para investir no ano de 2010.

Também com a quantidade de dinheiro disponível do Fundeb, quem precisa da Participação Publico-Privada não é mesmo políticos e gestores do Guarujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.