domingo, 13 de março de 2011

ONDA SUJA!

PEREQUÊ: MAIS UMA VÍTIMA DA SABESP
DIFERENTE AO QUE MUITAS PESSOAS AFIRMAM NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, SABESP DEVE MUITO AO GUARUJÁ. SABESP MANTÉM NO PEREQUÊ SEU PROJETO CENTENÁRIO:

PROJETO ONDA SUJA!

clique na foto p/ ampliar

As obras de implantação de sistema de coleta e tratamento de esgoto no Bairro do Perequê ainda estão em fase de projeto executivo e só serão concluídas em 2014. Assim, essa região da Cidade, que atualmente é a mais precária em saneamento básico, tende a ser a última a receber a rede, já que a Sabesp pretende cobrir 95% das áreas regulares do Município até o final de 2011, com as obras do Programa Onda Limpa. 

O problema no Perequê são as áreas irregulares. A Sabesp não pode, por lei, atender locais que não são regularizados. E no bairro, de acordo com informações da Prefeitura, a maior parte da população já mora no local há mais de 20 anos, "predominantemente, em áreas particulares". 


JUSTIÇA 


A Administração Municipal informou que o processo de regularização deve começar pelos trechos mais adensados e em que não há ações judiciais dos proprietários dos terrenos contra os moradores instalados nos locais. Entretanto,segundo a Prefeitura, este processo será financiado com verba do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do Governo Federal, como parte de amplo programa habitacional para toda a cidade. 

A iniciativa ainda não foi aprovada. O programa contempla, entre outros, o Projeto Perequê, orçado em R$ 103 milhões, sendo R$ 28,5 milhões correspondentes a contrapartidas municipal e estadual. O projeto prevê a construção de 936 unidades habitacionais para famílias que hoje vivem em submoradias no Perequê e a consolidação de outras 2.133 casas de alvenaria existentes no local. Há também a previsão de creches e escolas com o dinheiro do PAC 2. Ainda conforme a Prefeitura,a construção de casas populares demandará remoções. 



Fonte: Jornal A Tribuna
Bruno Guedes - Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.