A MENTIRA CONTINUA NA SAÚDE DEBILITADA DO GUARUJÁ!!!
MARIA DE BRITO, DAVID "INCOR" UIP, GOVERNADOR GERALDO "PICOLÉ DE CHUCHU" ALCKMIN CONTINUAM ENGANANDO A POPULAÇÃO DE GUARUJÁ....
Saúde
Abertura do Emílio Ribas volta a sofrer adiamento
Simone Queirós - Jornal A Tribuna
Inaugurado há mais de um mês após vários adiamentos desde fevereiro do ano passado, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas Baixada Santista ainda mantém suas portas fechadas.
A unidade tomou o lugar do extinto Hospital e Maternidade Ana Parteira, cujo fechamento completa três anos em fevereiro, e foi inaugurado pelo próprio governador Geraldo Alckmin em visita a Guarujá no dia 23 de dezembro do ano passado. Na ocasião, o diretor técnico do Emílio Ribas e coordenador da Agência de Saúde da Baixada Santista, David Uip, prometeu que o Emílio Ribas Guarujá passaria a funcionar na primeira semana de janeiro de 2012.
Agora, questionado por A Tribuna a respeito de um novo prazo, o hospital informa, via assessoria de imprensa, que as primeiras internações devem ocorrer no início de fevereiro. Segundo o órgão, a nova unidade segue todos os critérios técnicos de implantação hospitalar, “que são gradativos, assim como ocorre com qualquer novo serviço de saúde”.
As etapas para o funcionamento incluem, conforme a assessoria, capacitação de corpo clínico, enfermeiros e auxiliares administrativos, treinamento de fluxos e validação dos equipamentos. “As atividades técnicas, que são obrigatórias para garantir a segurança dos pacientes, foram realizadas nas últimas semanas. Após cumprir essas etapas, o início das primeiras internações deverá ocorrer no começo de fevereiro”, diz a nota.
A assessoria não cita o motivo do atraso para o funcionamento do hospital. Entretanto, conforme apurado por A Tribuna , isso aconteceu porque, quando a primeira fase foi inaugurada, o processo seletivo para a contratação dos funcionários ainda estava em andamento – o que não teria sido levado em consideração na hora de se dar o prazo.
A gestão da unidade, que está recebendo R$ 18 milhões em investimentos do Governo do Estado, será feita pela Fundação Zerbini. O hospital receberá pacientes encaminhados pelos municípios, via regulação médica, para tratamento de diferentes doenças infectocontagiosas, como leptospirose, doença meningocócica, salmonela, conjuntivite, hepatites e quadros graves de dengue.
Nesta primeira fase serão realizados cerca de 10 mil exames laboratoriais. Quando estiver operando em plena capacidade, o novo hospital estadual contará com 54 leitos de internação, ante os dez atuais, podendo realizar até 15 mil internações anuais.
Na inauguração da primeira fase do hospital, o governador disse que o Emílio Ribas Guarujá vai liberar 25 leitos do Hospital Guilherme Álvaro, que era a referência regional para as moléstias infectocontagiosas. “A Baixada vai ganhando uma autonomia de referência própria, de resolutibilidade de alta complexidade para casos importantes”, afirma Alckmin.
Enquanto isso, parte da população já vê a unidade com incertezas devido aos seguidos atrasos. “Fazem tantas promessas e o que vimos de prático, até agora, foi o fechamento do Ana Parteira”, resume Ana Paula Santos Aguiar, moradora do Pae Cará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.