NO GUARUJÁ O DIABO PODE CITAR AS ESCRITURAS QUANDO ISSO LHE CONVÉM, DIRIA WILLIAM SHAKESPEARE
REFLEXÕES DE UM BLOGUEIRO SOBRE A CRÔNICA DO DR. SIDNEI ARANHA, A LUTA DO BEM E DO MAL E OS JULGAMENTOS NO TRE E TSE.
Numa terça-feira agitadíssima chego cansado em casa à tarde e resolvo dar uma zapeada pelo Facebook. Encontro na comunidade do Pensador Sidney Santos a crônica do irrequieto Sidnei Aranha e; começo a pensar, e claro indignar-me.
A professorinha de Química, a Alquimista que conseguiu transformar uma ilha num monte de merda, continua se superando no quesito de dissimulação, cara-de-pau e ilusionismo.
Num governo-espetáculo até Deus é usado como bengala de apoio aos representantes políticos. O ditador Francisco Franco, que governou a Espanha de 1939 a 1975, usava a Providência Divina para afirmar sua legitimidade: "Deus colocou em nossas mãos a vida de nossa pátria para que a governemos".
Não satisfeito, mandou cunhar nas moedas "caudilho pela graça de Deus". Idi Amin Dada, o cabo que se tornou marechal em Uganda, sanguinário e paspalhão, dizia ao povo que falava com Deus nos sonhos.
Um dia deparou com a pergunta de um jornalista: "O senhor tem com frequência esses sonhos? Conversa muito com Deus?" Lacônico, o cara de pau respondeu: "Sempre que necessário".
A História é cheia de casos de atores políticos que organizam o próprio culto, ornando sua aura com atributos divinos. Nietzsche chegou a proclamar: "A apoteose da aventura humana é a glorificação do homem-Deus".
Nos últimos tempos, políticos, bispos, pastores e apóstolos não medem esforços para organizar exércitos do bem a fim de enfrentar as forças do mal. Do alto de uma montanha de dízimos, os comandantes da guerra contra as trevas estruturam impérios religiosos, ganham concessões do Estado, locupletam cofres, organizam partidos e aumentam a fatia política com bancadas cada vez mais gordas. A expressão radical torna-se a arma de combate e de engajamento de milícias.
Após 4.594 matérias nos sites Os Inconfidentes fico me perguntando: - como posso ser um homem temente a Deus, bom pai, bom marido, quando assisto a mediocridade de uma agente política, amparada pelo poder mandatário de uma caneta, responsável indiretamente pela morte de mais de 250 pessoas num surto de Dengue-Diarreia durante o Verão, invocar a Deus e as forças do Bem.
Também me pergunto sobre as crianças que perecem diariamente, como o caso do Autista que morreu na enfermaria do Hospital Santo Amaro, porque o médico resolveu esticar o cochilo. Faltam medicamentos vitais para crianças especiais e normais, jovens diabéticos, idosos hipertensos e a professorinha dos Morrinhos invoca Deus!
O curso mal explicado nos Estados Unidos e o assassinato do seu ex-companheiro Dr. Ricardo Joaquim, ainda não explicada, bem como o ex-companheiro o vereador Luiz Carlos Romazzini, também numa ausência da Alcaide da cidade.
Milhões de reais da sagrada educação gastos em reformas nas escolas públicas, com a empreiteira Monte Azul que ninguém vê, agora o escândalo da Construtora Matisse que recebeu mas não construiu a escola.
São mais de 20 milhões de reais em Hortifrutigranjeiros enquanto pais e professores denunciam diariamente a salsicha e o macarrão na merenda escolar, que Deus é esse da Prefeita que permite o sofrimento das crianças e o escorrer de uma fortuna de mais de 120 milhões do Fundeb dos cofres públicos?
Enfim, qual Deus ou até mesmo qual Diabo que permitiria uma cidade com mais de 300 mil almas, sucumbir sem Saúde, Segurança, Educação, com orçamentos que ultrapassam 1 Bilhão de reais?
Introspectivo começo a pensar em queridos amigos que perderam a vida por falta de atendimento nos Pronto Socorros, Ambulâncias que não chegaram, Medicamentos que não haviam e começo a ficar deprimido, afinal qual Deus permitiria mais de 10 milhões de folha de pagamento à amigos e apaniguados, enquanto uma cidade chafurda em epidemias de Dengue, Pneumonia, Catapora, Sarampo e Diarreia?
Enfim começo a repensar meus cinco anos de Blogueiro, processos, agressão, tentativas contra minha vida e lembro das palavras do grande poeta inglês Willian Shakespeare que dizia "O Diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém".
Na última semana, o TSE julgou um polêmico processo que se arrastava desde o final da eleição passada. Depois de muitas idas e vindas, a Corte Eleitoral não acatou os argumentos da coligação encabeçada por Farid Madi e do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, mantendo a Senhora Antonieta no cargo de Prefeita.
Portanto querido leitores, tenho certeza que como um homem fiel aos seus fundamentos familiares, acredito que o "Grande Julgamento" da Prefeita ainda esteja por vir, com certeza ela não poderá invocar Deus e tampouco seus padrinhos e patrocinadores. Leiam a crônica do nosso querido e irriquieto, Professor-Doutor Sidnei "PT" Aranha:
A Banalização da Fé.
Na última semana, o TSE julgou um polêmico processo que se arrastava desde o final da eleição passada. Depois de muitas idas e vindas, a Corte Eleitoral não acatou os argumentos da coligação encabeçada por Farid Madi e do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, mantendo a Senhora Antonieta no cargo de Prefeita.
Logo em seguida, na sua página do Facebook, a prefeita Antonieta publicou uma mensagem de agradecimento a todos que a apoiam, onde concluiu dizendo: NO FINAL, O BEM SEMPRE VENCE. Aliás, desde a eleição passada, a prefeita insiste em utilizar frases parecidas, deixando absolutamente clara a intenção de agregar ao seu grupo político o referencial de bondade, coerência, retidão e até mesmo, apesar da laicidade que deveria existir no poder público, um referencial religioso.
Consequentemente, tal atitude nos levaria a crer que seus antagonistas seriam os “lobos maus” à espreita da inocente Chapeuzinho? Fico me perguntando: se a prefeita Antonieta é do “bem”, sempre protegida por Deus, e somente isso explicaria o seu “êxito” na política, seus opositores seriam do “mal” e teriam feito algum “pacto com o diabo” para derrubá-la?
Sinceramente, acredito que a Senhora Prefeita, como pessoa supostamente esclarecida , deveria entender, sobretudo, que estamos num regime democrático e não teocrático, em um Estado laico, onde as pessoas têm todo o direito de ser contrárias às posições de qualquer governo instituído, tendo opiniões divergentes e, quando necessário for, levar suas convicções ao Poder Judiciário exercendo seu pleno direito de cobrar na Justiça, a responsabilidade por uma administração pública de péssima qualidade como é a administração em questão.
Por outro lado, achar que tem autonomia para separar os bons dos maus, adiantando o Juízo Final, demonstra soberba e até mesmo uma visão maniqueísta da Senhora Prefeita, ou ainda, certa desobediência aos dogmas de sua própria religião, onde, seu expoente maior, o Papa Francisco, é bem claro em proclamar: POLÍTICA NÃO SE MISTURA COM RELIGIÃO, SOB PENA DE BANALIZARMOS A FÉ.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.