segunda-feira, 21 de abril de 2014

NO ANIVERSÁRIO DE TIRADENTES, GUARUJÁ TEM QUE MANDAR A PREFEITA À FORCA!


NO ANIVERSÁRIO DE TIRADENTES, GUARUJÁ TEM QUE MANDAR A PREFEITA À FORCA!
por Manoel Antonio Vergara

A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português. Desse grupo, fizeram parte intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, dentre os quais estava o alferes Joaquim José da Silva Xavier, sempre lembrado como principal líder do movimento.

O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente. Quando o quinto não era pago, os valores atrasados iam se acumulando. Então, a Metrópole podia lançar mão da "derrama" para cobrar esses impostos, utilizando-se até mesmo do confisco dos bens dos devedores.

Os Inconfidentes em Guarujá começaram muito depois, cerca de 220 anos após Ouro Preto, mas com bons propósitos. A inspiração foi a atual prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), que passava em 2008 num gigante caminhão de som, apinhado de apoiadores, pedindo votos, mas após a vitória a maioria dos ocupantes do caminhão, foi deixada para trás e nossa Alcaide voltou no mesmo caminhão, sozinha, agradecendo os votos após a vitória.

O ato da prefeita, normal e esperado para quem conhece sua trajetória pública, desencadeou a criação por um grupo de amigos de uma Tribuna de Protestos na Internet, inicialmente chamada de "Os Inconfidentes de Guarujá - Crônicas de Cidadãos Abandonados", hoje apenas chamada de Os Inconfidentes.

Após cinco anos, mais de 5.700 postagens nos sites, dezenas de processos judiciais, queixas-crimes em Delegacias de Polícia, agressões verbais e físicas, três tentativas de homicídio, podemos seguramente afirmar que: VALEU E VALE MUITO A PENA!

Estamos fazendo parte de um movimento histórico e solitário em Guarujá. Futuramente a história política desta cidade mostrará. Fiscalizamos e denunciamos um dos governos mais "imorais e corruptos" na história de Guarujá, que além do saqueamento dos cofres públicos, carrega nas costas a morte de três políticos de destaque, dois assassinados violentamente, mais a morte de centenas de pessoas por falta de competência na área de saúde pública.

O disfarce, a máscara, da professorinha honesta, proba, ilibada, não cabe mais na agente política e Prefeita de Guarujá, uma governante que acumula mais de 75 processos, com condenações e fartas provas de incompetência, inépcia e inercia no comando desta cidade, que foi rica, milionária, maravilhosa, endeusada e hoje é uma cidade miserável em vários aspectos operacionais como: saúde, segurança, educação e transporte.

Incocebivel, inacreditável, é o mais novo discurso da prefeita e os Precatórios. Lendo o jornal Estância de Guarujá esta semana, uma publicação com mais de 63 anos, senti uma mistura de alegria e nojo pelo que li no jornal. A postura da Prefeita de Guarujá sobre a questão dos juros no pagamento dos Precatórios, não se deve pagar juros nos Precatórios, no raciocínio da Alcaide, foi impressionante, aliás ela deveria aplicar o seu pensamento nos escorchantes juros cobrados no atraso de IPTU, ISSQN e vários tributos administrados pelo seu governo imoral, enquanto nos salões de Iates Clubes e Hotéis, festas com empresários, regadas a champanhe importada, agraciam os amigos e financiadores de campanhas com Isenções Fiscais em seus clubes, hotéis e ganham contratos milionários no governo imoral do PMDB Guarujaense.

Será que a Alcaide desta cidade, que viaja a Brasilia, alimenta-se, diverte-se, aparece na televisão, jornais, revistas as custas do erário público, admitiria por exemplo uma situação interessante a ser pensada. "O ano é 1984, o Prefeito de Guarujá resolve desapropriar a residência da Família Brito nos Morrinhos para um alargamento da avenida. Emite o prefeito à época um Precatório Público, que após 30 anos lutando na justiça, sua filha, ex-vereadora da cidade, consegue receber. Detalhe, 30 anos após a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito do PMDB, resolve pagar a seu pai, a importância da residencia à época, uns 20 mil reais, por exemplo. O que após 30 anos a família compraria com o pagamento pela propriedade desapropriada? Nem um carro!"

Muito bem, este é um dos motivos que nós criamos Os Inconfidentes, porque sabíamos à cerca de 5 anos que a Alcaide, Maria Antonieta de Brito, uma ex-petista que embarcou por oportunismo no PMDB, seria mais uma farsante na política regional. Farsante sim, afinal quase todas as promessas de governo feitas em seu grande livro abóbora (2008), não foram cumpridas. Não assistimos melhorias no transporte, saúde digna, servidores valorizados, comércio prestigiado, assistimos sim, uma política profissional, praticar no governo praticas condenáveis como favorecimento, malversação de dinheiro público e muita incompetência, muita mesmo.

São quase 600 comissionados com uma folha de pagamento impagável, contratos suspeitos com empreiteiras, empresas envolvidas em máfias de superfaturamento em todo país, merenda escolar milionária, obras inacabadas e um contrato de lixo impressionante, onde arrecada-se na cidade (taxa de lixo), menos da metade do que se gasta na coleta de lixo.

Bem, poderíamos escrever um livro nesta postagem, mas com mais de 5.600 postagens anteriores publicados, estamos credenciados a fiscalizar e criticar este GOVERNO IMORAL, em Guarujá. Os Inconfidentes continuarão a sua saga, crescemos, somos fortes e para o desespero das quadrilhas que instalaram-se no governo, continuaremos a denunciar, até que a justiça seja feita, não importa quando, quanto tempo demorará, mas os facínoras que rapinam os cofres públicos, pagarão, nem que leve 225 anos como na Inconfidência Mineira, afinal como declarou Tiradentes em uma das reuniões dos Inconfidentes:

- "O PAPEL MAIS ARRISCADO, QUERO-O PARA MIM.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.