terça-feira, 6 de maio de 2014

DEPUTADOS ESTADUAIS VÃO APURAR LINCHAMENTO EM GUARUJÁ!

ASSEMBLEIA VAI APURAR LINCHAMENTO DE FABIANE NO GUARUJÁ!
OS NOBRES DEPUTADOS PODERIAM TAMBÉM APURAR PORQUE NÃO TEMOS ÁGUA ENCANADA NOS MORRINHOS, ESGOTO, SERVIÇOS PÚBLICOS COMO CORREIOS, SAÚDE E VER COMO VIVE A POPULAÇÃO NO BAIRRO, AFINAL É ANO DE ELEIÇÃO NÃO É MESMO DEPUTADOS?

.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Adriano Diogo (PT), afirmou nesta terça-feira (06) que vai pedir a abertura de uma subcomissão para acompanhar as investigações do caso da mulher linchada até a morte, após boato falso no Facebook. 

O caso aconteceu no Guarujá, litoral de São Paulo, no último sábado (03). A dona de casa Fabiane Maria de Jesus sofria de transtornos bipolares e fora confundida com uma mulher que supostamente praticava magia negra com crianças.

A foto da moça foi divulgada numa página do Facebook intitulada “Guarujá Alerta”, que é usada para fazer apologia à violência contra bandidos nessa cidade litorânea.

Vários moradores gravaram através de celulares a ação dos agressores contra a mulher de 33 anos. 

Segundo o deputado estadual Adriano Diogo, o caso “envergonha o Brasil internacionalmente” e “não pode ser esquecido”. 

O parlamentar defende a apuração e condenação dos culpados por espalhar os boatos contra a dona de casa: 

“Além dos autores da violência, a polícia precisa apurar quem são as pessoas responsáveis pela divulgação do boato contra essa mulher. Enquanto os autores não forem responsabilizados criminalmente, outros casos como o da Fabiane vão acontecer Brasil afora. A intenção dessa subcomissão é não deixar esse caso morrer e ser esquecido, por se trata de uma grave violação dos Direitos Humanos”, avalia Diogo. 

O parlamentar do PT está na França, onde participa ao lado de vários jornalistas da área de Direitos Humanos de um seminário internacional sobre violência e sobre o Golpe Militar de 1964. 

O evento é promovido pelo Instituto Niemeyer. 

Segundo o deputado, o caso de Fabiane Maria de Jesus causou enorme repercussão na mídia francesa e foi exposto em todos os jornais ao lado de outro linchamento que aconteceu na Nigéria. 

“É um caso lamentável, que envergonha o Brasil internacionalmente. As autoridades precisam se mobilizar para que esse caso não seja esquecido e respostas duras sejam dadas tanto contra quem agrediu a mulher e contra os que divulgaram a foto dela de forma irresponsável e criminosa”, declara o petista. 

A Comissão de Direitos Humanos da Alesp deve se reunir na próxima semana para já tratar da criação da subcomissão. O intuito do colegiado é ouvir os familiares de Fabiane, o delegado envolvido no caso e as lideranças comunitárias de região. 

A ideia do deputado é transformar o colegiado em um grupo fixo que apure e defenda as violações de direitos nos dias de hoje, numa espécie de “comissão da verdade atual”, como o próprio parlamentar descreve. 

“O caso Fabiane precisa servir de exemplo para que a impunidade não vença. Punição rigorosa é a resposta que os cidadãos querem nesse momento aos agressores. Vivemos num País onde a pena de morte é proibida, mas está institucionalizada, patrocinada por programas de TV de fim de tarde e por gente que se diz jornalista, como a tal Rachel Sheherazade. Essas pessoas também precisam ser responsabilizadas por seus comentários e estímulo à violência. O poder público e político não pode se ausentar desse debate e precisa cobrar responsabilidades também das outras partes”, avalia Adriano Diogo. 

Fabiane Maria de Jesus era mãe de duas meninas, uma delas de apenas um ano de idade. O marido dela, o porteiro Jaílson Alves das Neves, de 40 anos, afirma que vai processar os responsáveis pela página do Facebook que incitou a violência contra a esposa. 

As investigações sobre o caso estão sendo conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia do Guarujá. O boletim de ocorrência sobre o caso foi lavrado pelo delegado Fabrício Godinho, que participa das investigações do caso, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. 

Fonte: Blog Terra Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.