sábado, 9 de março de 2013

ARMAZÉNS AMBULANTES!

OS ARMAZÉNS AMBULANTES DE GRÃOS!
CAMINHÕES TRANSFORMAM-SE EM SILOS AMBULANTES E INFERNIZAM A VIDA DA POPULAÇÃO DO LITORAL PAULISTA A CAMINHO DO PORTO DE SANTOS E GUARUJÁ.


Caminhão vira armazém e congestiona vias do litoral
TATIANA FREITAS - FOLHA DE SÃO PAULO


O escoamento da safra recorde de grãos que o Brasil colhe neste ano já provoca fila nas estradas que dão acesso ao porto de Santos (SP).

Ontem, o número de caminhões à espera de acesso aos terminais portuários era tão grande que provocou, pela manhã, um congestionamento de 25 quilômetros na rodovia Cônego Domênico Rangoni, em direção ao Guarujá.

A fila de caminhões para descarregar no terminal da ALL Logística era de 40 km ontem à noite, segundo a Associação dos Transportadores de Carga do Mato Grosso. A associação pediu à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) uma fiscalização no terminal da operadora ferroviária em Alto Araguaia.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo informou que o congestionamento ocorreu porque o número de caminhões que chegou a Santos foi bem maior do que o agendado pelos terminais, que foram chamados a melhorar a programação de embarques na próxima semana.

O problema, no entanto, é estrutural. Além da grande safra, que está no pico da colheita, a grande movimentação no porto reflete o problema de falta de armazenagem de grãos no país.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil tem capacidade para estocar 148 milhões de toneladas de grãos entre silos e estoques públicos e privados. Serão colhidos, no entanto, 183 milhões de toneladas.

O deficit de 35 milhões de toneladas pressiona a infraestrutura de transporte e transforma os caminhões em silos ambulantes.

Com o avanço da colheita brasileira de soja e de milho nos próximos meses, a dificuldade no escoamento da safra deve continuar, se não se agravar.

"Estamos no período mais demandado [do ponto de vista logístico]. Mas, durante os 12 meses do ano, estaremos embarcando grandes quantidades", diz o secretário-executivo da Abiove (associação das indústrias esmagadoras de soja), Fábio Trigueirinho.

Além da safra cheia, a nova jornada de trabalho dos caminhoneiros, implementada neste ano, agravou o problema logístico do agronegócio, encarecendo o frete.

Segundo Trigueirinho, o custo do transporte para as indústrias esmagadoras de soja subiu de 30% a 50% nesta safra, dependendo da região do país.

Um comentário:

  1. Esaa,estradinha é caminho para o teinamento das seleçãos da copa do mundo em capital de spaulo,em guarujá,se o camioneiro não gostar da seleção que terina no dia ,é só meia duzia de camioneiros e

    ResponderExcluir

A Equipe dos Inconfidentes do Guarujá agradece suas criticas ou comentários. Continuem participando.